A jornalista Micarla de Sousa é a nova prefeita de Natal
A jornalista Micarla de Sousa, que abriu a série de encontros dos candidatos a prefeito de Natal com a categoria odontológica, é a nova prefeita de Natal, eleita no dia 5 de outubro, com 50,08% dos votos. No encontro com os cirurgiões-dentistas, no auditório do CRO-RN, no dia 5 de setembro, ela disse que a saúde bucal dos natalenses terá prioridade na sua administração, assim como prometeu ouvir as entidades de classe nas suas reivindicações.
Naquele encontro, Micarla chegou um pouco doente e pediu desculpa pelo atraso, dizendo que gostaria mais de ouvir do que falar diante da crise alérgica que fizera quase perder a voz.
A então candidsta do PV disse no encontro que pretendia se eleita ampliar as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) para cobrir 100% da população alvo. Atualmente, o PSF tem em Natal 95 equipe de Saúde Bucal, que cobre 70% de Natal. O Ministério da Saúde tem autorizado a implantação de 200 equipes.
Os presidentes das três entidades da odontologia potiguar, Eimar Lopes de Oliveira (CRO-RN), Ivan Tavares de Farias Júnior (SOERN) e Pedro Alzair (ABO-RN) participaram do encontro com Micarla. Como professor da UFRN, Pedro Alzair pediu a então candidata para que se eleita retornasse o convênio da prefeitura com a instituição, que garantia o pagamento pelo SUS dos atendimentos feitos no departamento de Odontologia, onde funciona um pronto atendimento de urgência.
A candidata do PV no encontro com a odontologia mostrou um caderninho onde gosta de anotar os comentários e pedidos dos eleitores e de categorias profissionais. “Eu anoto tudo e depois vamos analisar e ver o que podemos fazer em relação aos pedidos e reivindicações”, disse Micarla, anotando algumas reivindicações dos CDs.
Como representante das cooperativas de dentistas de Natal, a Dra. Sônia Rocha, da Unimed, pediu para a candidata do PV estudar a possibilidade da prefeitura fechar convênio com estas entidades para dar atendimento aos funcionários público do município. "Os servidores querem ser atendidos pelos dentistas das cooperativas, mas a prefeitura não autoriza os convênios", disse Sônia.
A candidata do PV respondeu que iria analisar o pedido e se não houvesse nenhum impedimento legal, ela não via motivos para que as cooperativas não pudessem atender os servidores municipais.
No encontro, o presidente do CRO-RN, Eimar Lopes, falou sobre o Programa Brasil Sorridente, do governo Federal, que ampliou o atendimento dentário na rede SUS. Micarla assegurou a categoria dar total atenção à saúde bucal dos natalenses, principalmente daquela parcela da população que usa o serviço público.
"Não se trata de apenas de estética, o acesso ao serviço odontológico é uma questão de saúde e de alta estima", afirmou então a candidata do PV.
Ao final do encontro, os presidentes do CRO-RN e SOERN fizeram a entrega de um documento com as reivindicações da categoria odontológica, distribuídas em nove pontos.
Leia a seguir as reivindicações da Categoria Odontológica que foram entregues a então candidata e agora prefeita eleita Micarla de Sousa:
1 – Criação do Serviço de Atendimeto Fixo de Urgência Odontológica;
2 – Mudança no contexto de Lei Municipal Nº 187/2002 (Lixo Hospitalar), isentando a obrigação por parte dos profissionais, passando tal responsabilidade para o Executivo Municipal;
3 – Concurso Público;
5 – Reforma estrutural das Unidades de Saúde; 6 – Cumprimento dos Acordos Feitos na Mesa de Negociação: Isonomia no Valor dos Plantões, Pagamento de Adicional Noturno; 7 – Implatação do Serviço de Atendimento a Pacientes Fissurados Lábio-Palatinos; 8 – Montagem de Atendimento Odontológico pelo SUS para Pacientes Especiais, sob Anestesia Geral; 9 – Aumento das Gratificações dos Cirugiões-Dentistas Especialistas.