Fiscalização do CRO-RN interdita consultórios de UBSs de Acari e Parelhas
A equipe de Fiscalização do CRO-RN visitou oito municípios da Região do Seridó no período de 22 a 26 de abril, num total de 30 estabelecimentos de saúde, entre unidades básicas de saúde (pública), clinicas e um laboratório de prótese (privado), interditando dois consultórios odontológicos de unidades básicas de saúde de Parelhas e um de UBS de Acari.
As interdições éticas em Parelhas aconteceram naos consultórios odontológicos das UBSs Marlete Nóbrega da Luz e São Sebastião. Já em Acari a interdição do consultório odontológtico aconteceu na UBS Maria de Lourdes Bezerra, na rua Aurélio Pires, 201, no bairro Luiz Gonzaga.
MUNICÍPIOS VISITADOS
- Jardim do Seridó
- Equador
- Santana do Seridó
- Carnaúba dos Dantas
- Parelhas
- São José do Seridó
- Cruzeta
- Acari
Quantidade de Profissionais alcançados:
CD – 35
TSB – 17
ASB – 15
TPD - 2
Parelhas
UBS Marlete Nóbrega da Luz, localizada na praça Badoglio Araújo, bairro Maria Terceira
Segundos fiscais do CRO-RN, o consultório da unidade apresentava infiltrações no teto e paredes com presença de bastante mofo, tornando o ambiente insalubre para o exercício profissional e para o atendimento dos pacientes.
A pia para lavagem de mãos estava sem uso por não ter escoamento; uma das lixeiras estava sem pedal, sendo depositado o lixo comum e o infectado em uma única lixeira; apenas uma caneta odontológica para atender toda a demanda, inviabilizando a esterilização a cada uso, conforme preconiza a Portaria SESAP 300/23; falta de mobília adequada para armazenamento de instrumentais.
O consultório foi interditado até a gestão sanar as irregularidades, ficando proibido o exercício profissional da odontologia no local.
UBS São Sebastião, na rua José Gomes Meira, s/n, no bairro São Sebastião
A Fiscalização do CRO-RN constatou que o consultório dessa unidade tinha infiltrações nas paredes, já com presença de bastante mofo. Diante do ambiente insalubre para o atendimento dos pacientes e o exercício profissional da equipe de Saúde Bucal, os fiscais fizeram a interdição ética do consultório.
Acari
UBS Maria de Lourdes Bezerra, na rua Aurélio Pires, 201, no bairro Luiz Gonzaga
Os fiscais relatam que o consultório apresenta espaço muito reduzido, o que pode comprometer os atendimentos, sobretudo de pacientes com necessidades especiais. A metragem mínima de um consultório odontológico é de 9 metros quadrados.
Além do tamanho, o equipo estava com problemas no sugador e reservatório de água.
Nas paredes e teto do consultório as infiltrações resultaram focos de mofos, tornando o ambiente insalubre para o exercício profissional e de atendimento dos pacientes.
A interdição ética determina a suspensão do atendimento até a gestão providenciar a solução dos problemas identificados pela equipe de Fiscalização do CRO-RN.
Confira a galeria de fotos clicando aqui