CRO-RN visita 5 municípios e interdita consultórios em Touros e Rio do Fogo
A equipe de Fiscalização do CRO-RN visitou no período de 16 a 24 de abril um total de 30 estabelecimentos de saúde, entre unidades básicas de saúde (pública) e clinicas (privado) em cinco municípios: Touros, Pureza, São Miguel do Gostoso, Rio do Fogo e Maxaranguape, com duas interdições éticas de consultórios odontológicos.
As interdições foram nas UBSs de Lagoa do Sal, em Touros, e na Irmã Maria Assunta Chancerelle, em Rio do Fogo, e ambas por problemas de insalubridade nos dois consultórios.
A interdição ética do consultório de Rio do Fogo foi no dia 17 de abril. A gestão foi notificada e providenciou os reparos. O consultório já foi reformado e ja houve desinterdição na ultima semana de de abril.
Fiscalização Período de 16 a 19 de abril
•30 estabelecimentos de saúde visitados, sendo 3 privados e 27 unidades públicas.
Touros: 11 UBS e 3 privadas
Pureza: 6 UBS
São Miguel do Gostoso: 2 UBS
Rio do Fogo: 5 UBS
Maxaranguape: 3 UBS
•Interdições:
-UBS Lagoa do Sal em Touros
-UBS Irmã Assunta Chancerelle (já desinterditada) em Rio do Fogo.
• Quantidade de Profissionais alcançados:
CD- 39
TSB- 21
ASB- 7
Sem Inscrição: 2 TSBs
Rio do Fogo
UBS Irmã Assunta Chancerele, Av. 17 de Setembro, S/N - Centro
Os fiscais do CRO-RN encontraram mofo na parede do consultório, próximo ao ar condicionado e o armário, lixeiras com os pedais danificados, além de instrumentais esterilizados sem datação.
Uma Cadeira odontológica danificada e a outra cadeira com estofado rasgado, não sendo possível realizar correta desinfecção. Uma única caneta odontológica de rotação, impossibilitando a esterilização entre pacientes.
A interdição ética do consultório foi no dia 17 de abril. A gestão foi notificada e providenciou os reparos.
A secretaria Municipal de Saúde de Rio do Fogo enviou no dia 23 de abril um e-mail ao setor de Fiscalização informando dos reparos e anexando fotos, bem como solicitou a liberação do consultório para o retorno dos atendimentos.
A liberação foi feita à distância em oonfiança e posteriormente a Fiscalizado do CRO-RN retornará aquela UBS para ver se tudo feito feito de acordo com as normas de biossegurança.
Touros
UBS Lagoa do Sal, no Assentamento Lagoa do Sal, S/N, na Zona Rural
No consultório os fiscais identificaram várias irregularidades, como mofo na parede e pintura descascando, ausência de bancada, material odontológico apoiado numa maca, além do barulho excessivo do aparelho de ar-condicionado, sendo necessário aferição para medição de riscos na audição dos profissionais.
Os fiscais também observaram que a única caneta odontológica se encontrava em manutenção a pelo menos uma semana, e, mesmo que estivesse funcionando, não permitiria cumprir normas sanitárias de esterilização entre uso.
Ainda no consultório só havia uma lixeira sem tampa, com lixo infectante exposto, quando as normas sanitárias exigem duas lixeiras. Ausência de suporte para caixa de perfurocortantes.
A fiscalização encontrou a mobília com bastante ferrugem e o compressor com mal funcionamento.
A interdição ética aconteceu no dia 18 de abril e até o dia 14 de maio a prefeitura de Touros ainda não tinha sanado os problemas.
Segundo o coordenador de Fiscalização do CRO-RN, Damião Alves, nos casos que a gestão demora em fazer os reparos, o Ministério Público Estadual é notificado para que tome as providencias para que a população não seja prejudicada no seu direito de atendimento no SUS.
Confira a galeria de fotos clicando aqui