Educação Ambiental como Estratégia para Inserção da Sustentabilidade na Formação em Odontologia
A presente dissertação propõe a educação ambiental como estratégia para a inserção da sustentabilidade na formação acadêmica de nível superior.
O curso de odontologia foi o objeto de estudo, o que se justifica pelo reconhecimento da necessidade de reflexões sobre a temática ambiental no meio acadêmico odontológico, inicialmente baseadas na experiência profissional do autor como cirurgião dentista.
O objetivo geral deste trabalho é pesquisar a produção científica da odontologia e seu conteúdo relacionado a temas ambientais, além de expandir discussões e reflexões sobre a necessidade da inserção da educação ambiental como conteúdo acadêmico.
Com o objetivo específico de averiguar a quantidade e analisar o conteúdo dos artigos científicos que envolviam temas ligados à sustentabilidade na odontologia, o Capítulo 01 apresenta pesquisa nos principais portais de periódicos disponíveis na internet.
Foram pesquisados trabalhos onde a sustentabilidade e temas correlatos estivessem presentes e inseridos em um contexto teórico que analisa a inserção da odontologia no modelo econômico dominante. Tais procedimentos visam comprovar a hipótese de que a classe odontológica não produz expressivo conteúdo científico que relacione a profissão ao meio ambiente e à sustentabilidade.
Foi realizada uma revisão bibliográfica, com demonstração das transformações da odontologia desde suas origens até o posicionamento frente ao modelo de desenvolvimento dominante, e exemplificação dos efeitos deletérios deste modelo sobre o meio ambiente. Além disso, fez-se uma pesquisa científica em portais de periódicos disponíveis na internet e averiguada a quantidade e o conteúdo dos artigos científicos que envolvessem temas ligados à sustentabilidade na odontologia.
O capítulo 02 tem como objetivo específico fornecer conteúdo para expandir discussões e reflexões sobre a necessidade da inserção da educação ambiental nos cursos de graduação em odontologia, como estratégia de fomento a um novo modelo de desenvolvimento guiado pela sustentabilidade. Neste, é detalhada a pesquisa com alunos do 8º período do curso de odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), para que fosse compreendida a percepção ambiental dos formandos e fossem obtidos subsídios para a comprovação da tese de que a educação ambiental aplicada à odontologia tem o potencial de formar cidadãos conscientes e dispostos a atuar praticando e propagando a sustentabilidade em suas condutas.
Os resultados gerais indicam pouca produção científica, quanto a pesquisas e trabalhos que relacionem a odontologia à sustentabilidade e que as questões relativas ao meio ambiente não têm estado expressivamente presentes nos conteúdos programáticos dos cursos de graduação em odontologia, apesar do interesse demonstrado pelos respondentes do questionário quando tais questões são abordadas.
Neste contexto, são propostas ações de fomento à educação ambiental, para que profissionais da odontologia estejam engajados na construção de um novo modelo de desenvolvimento pautado na sustentabilidade, visto que apesar da temática ambiental aparentemente ser pouco explorada no meio acadêmico-científico da odontologia, existe interesse por parte dos estudantes e um grande potencial multiplicador para adequadas condutas socioambientais.
Após a comprovação da hipótese de que os conteúdos relacionados ao meio ambiente são pouco explorados no meio acadêmico-científico da odontologia, as principais conclusões deste trabalho foram o reconhecimento da importância da educação ambiental como ferramenta interdisciplinar para abordagem da temática ambiental nos cursos de graduação em odontologia, além da aplicação desta nova proposta pedagógica na atuação profissional dos dentistas, tendo em vista o seu potencial multiplicador para conhecimentos socioambientais.
Flávio Hildemberg da Silva Gameleira
Cirurgião Dentista (UFRN) - CRO 2132 - RN
Especialista em Prótese Dentária (ABO - RN)
Gestor Ambiental (UNP)
Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA - UFRN)