Livro do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN tem trabalho de dentistas sobre Educação Permanente
O livro “As Trilhas e os Desafios da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde”, uma obra que reúne 12 trabalhos de professores e pesquisadores da Saúde Coletiva, foi lançado nesta segunda-feira, 29 de agosto, no Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Entre os 12 trabalhos publicados, um tem a autoria de um grupo de cirurgiães-dentistas, que leva o título de “Educação Permanente: o Trabalho em Saúde e os seus Pressupostos”.
Assinam este capítulo do livro as cirurgiães-dentistas Jônia Cybele Santos Lima, Aldenísia Alves Albuquerque Barbosa, Rossana Mota Costa, Flávia Christiane de Azevedo Machado e Jane Suely de Melo Nóbrega.
Aldenísia e Jane são conselheiras do CRO-RN, enquanto as outras dentistas compõe a comissão de Políticas Públicas do Conselho.
O lançamento aconteceu às 17 horas, num encontro dos autores com professores, alunos do DSC e convidados.
A cerimônia foi organizada pelo grupo do Observatório RH-UFRN e contou com apresentação musical dos alunos Anna Beatriz Menezes e Iago Souza, do curso de Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde.
O livro foi organizado pela especialista em gestão no Trabalho e Educação na Saúde, Nathalia Hanany Silva de Oliveira, juntamente com as professoras Janete Lima de Castro e Rosana Lúcia Alves de Vilar.
A publicação é do Observatório RH-UFRN e sua edição é o resultado da parceria com o Ministério da Saúde, UFRN, DSC/UFRN, NESC/UFRN.
A professora Janete Castro apresentou a equipe responsável pela publicação do livro: editora Marize Castro, da editora Una; a designer Ivana Lima, encarregada da editoração eletrônica; a professora Maria da Penha Casado Alves, a revisora; a bibliotecária Margareth Régis e Lára Menezes, normalização; e Letícia Torres, revisora tipográfica.
A capa do livro tem uma foto da Fortaleza dos Reis Magos, de Carlos Roberto de Castro.
Uma das organizadoras do livro, a professora Rosana Alves apresentou a obra explicando que os textos são resultados de reflexões, estudos e pesquisas de alunos e professores dos cursos de graduação em Saúde Coletiva e de especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da UFRN e UFMT, além de técnicos e especialistas dos serviços de saúde.