Dentistas do Traíri discutem baixos salários e condições de trabalho com o SOERN e CRO-RN

Dentistas do Traíri reunidos com os presidentes do CRO-RN e SOERN

Depois das regiões do Alto Oeste e do Seridó, o Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte (SOERN) realizou nesta quinta-feira,7, em Santa Cruz, reunião com os cirurgiões dentistas da região do Traíri para discutir salários, concurso público, condições de trabalho e direitos trabalhistas.

O presidente do SOERN, Ivan Tavares, a diretora Ana Stella, e o presidente do CRO-RN (Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte), Gláucio de Morais e Slva, estiveram reunidos com os dentistas que trabalham na Estratégia Saúde da Família (ESF) de vários municípios da região do Trairi no auditório da V USARP (Unidade Regional de Saúde).

Inicialmente, o presidente do sindicato falou da situação caótica da categoria diante dos baixos salários pagos pelo Estado e pelos municípios, muitos deles pagando entre um e dois salários mínimos para 40 horas de trabalho semanais na Estratégia Saúde da Família, da falta de concursos públicos e dos contratos temporários.

Segundo Ivan, o sindicato defende a implantação de um piso salarial estadual para 20 horas e 40 horas na ESF, que foi elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE/RN), a pedido do SOERN.

Pelo estudo do DIESE, para 20 horas semanais, o piso seria de R$ 3.150,00, enquanto para 40 horas o valor calculado é de R$ 6.300,00.

Na análise da situação dos dentistas na ESF, o presidente do SOERN lembrou que muitos não têm carteira assinada, os salários estão defasados e os contratos de trabalho são assinados sem respeitar vários direitos trabalhistas. “Alguns dentistas trabalham até sem nenhum contrato, a não ser aquele de boca”, disse Ivan Tavares.

“E ainda somos fiscalizados para cumprir as 40 horas semanais recebendo baixos salários”, afirmou. “O dentista não é escravo, é trabalhador, que deve ser respeitado e ter um salário digno. Vamos lutar incessantemente pela dignidade dos cirurgiões-dentistas do Rio Grande do Norte”, acrescentou.

O presidente do CRO-RN explicou o papel do Conselho, que é de fiscalizar o exercício profissional dos dentistas e defender a sociedade, aplicando penas aqueles que ferem o Código de Ética Odontológica, que regula os direitos e deveres do cirurgião-dentista e dos profissionais auxiliares.

Segundo Gláucio Morais, cerca de 80% dos 167 municípios do Estado receberam a fiscalização do Conselho nos últimos dois anos. E o que os fiscais constatam nessas visitas é que muitas unidades de saúde não oferecem condições de trabalho para os profissionais.

“A atuação da fiscalização do CRO-RN nos municípios tem obrigado os gestores a realizarem melhorias nas condições de trabalho dos dentistas, que reflete num melhor atendimento para a população”, explica Morais.

“Pedimos condições de trabalho para o profissional, mas também defendemos uma saúde digna para a sociedade. O CRO-RN apoia a luta do SOERN por melhorias salariais dos profissionais que trabalham nos municípios do interior”, disse o presidente do Conselho.

“Temos que nos unir e ter coragem para lutar e mostrar para o Ministério Público que não podemos trabalhar com esses salários e sem condições de trabalho”, disse Morais.

“O CRO-RN e o SOERN estão juntos na defesa da categoria, na luta por melhores salários e também somos favoráveis a flexibilização da jornada de trabalho na ESF, com 20 horas e 40 horas semanais, aplicando a proposta de piso salarial do sindicato/DIESE”, afirmou o presidente do Conselho.

No final do encontro com os dentistas do Traíri, o presidente do SOERN convidou a todos para participarem no dia 28 de julho de uma paralisação estadual de advertência da categoria.

Antes, no dia 27, em Santa Cruz, ficou agenda uma reunião do SOERN e os dentistas com os secretários de Saúde dos 21 Municipíos da V Região de Saúde para discutir salários e condições de trabalho.