Cirurgias de fissuras marcam o inicio da 7ª. Turma em Residência em CTBMF da UFRN
O Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte realizou nos dias 16, 17 e 18 de março, no Hospital Universitário Onofre Lopes e no departamento de Odontologia da UFRN, o Encontro Científico do Inicio da sua 7ª. Turma em Residência em CTBMF.
Anualmente, o programa organiza esse evento com o objetivo de aprofundar o conhecimento na área, trazendo professores com renomada experiência em CTMF.
Este ano, os convidados foram o Dr. José Ferreira da Cunha Filho, cirurgião-dentista, especialista em cirurgia bucomaxilofacial e responsável pelo Instituto Beija Flor, um dos principais centros de atendimento ao fissurado em Fortaleza (CE).
O outro foi o professor Márvio Martins Dias, da disciplina de Ortodontia da ABO-MA, com larga experiência no tratamento de pacientes com deformidades dento-faciais.
Segundo o coordenador do Programa de Residência em CTBMF do DOD/HUOL-UFRN, professor Adriano Germano, no evento foi possível fazer discussões teóricas com os professores e também possibilitou a cirurgia de pacientes fissurados que foi transmitida ao vivo pelo sistema RUTE do HUOL.
As cirurgias foram realizadas pelo cirurgião bucomaxilofacial José Ferreira em uma criança de três meses (fissura labial), um adulto (palato) e um adolescente (enxerto ósseo).
“Também houve a participação de residentes e professores de outros programas do Nordeste do país, como das universidades federais do Maranhão, Piauí, Paraíba e Ceará”, explicou Gernano.
O encontro também marcou a defesa de monografias de dois residentes que se formaram: Dra. Daniele Clarisse e o Dr. Haroldo Abuana.
Atualmente, o programa conta com seis residentes. A cada três anos foram dois.
O professor Germano conta que geralmente em agosto a UFRN publica o edital de seleção para novos residentes.
São professores do programa de Residência em CTBMF os doutores Adriano Rocha Germano (coordenador), André Luiz Falcão Gondim, José Sandro Pereira da Silva, Petrus Pereira Gomes e Wagner Ranier Marciel Dantas.