Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Dr. Áquila Dantas toma posse na Academia Interamericana de Odontologia para Pacientes Especiais

Dr. Áquila Dantas toma posse na Academia Interamericana de Odontologia para Pacientes Especiais
A Dr. Áquila e a TPD Michelline Fernandes foram homenageadas pela prefeitura de Natal

A cirurgiã-dentista Áquila Dantas, especialista em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais e coordenadora Estadual de Capacitação da Atenção e Cuidado da Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência- UNA-SUS, foi empossada no final de novembro como Membro Fundador Vitalícia da Academia Interamericana de Odontologia para Pacientes Especiais (AIOPE), em evento realizado na capital chilena, Santiago.

Neste mesmo evento Natal foi escolhida pela AIOPE como cidade sede para o 5º. Congresso Latino Americano de Odontologia para Pacientes Especiais (ALOPE) em setembro de 2016.

Mestre em Ciência da Saúde e pós graduada em Saúde Mental, a Dr. Áquila foi empossada como membro Fundador Vitalícia da AIOPE pelo trabalho que desenvolve no Rio Grande do Norte com pessoas deficientes.

HOMENAGEM DA PREFEITURA DE NATAL

Integrante também da Comissão de Odontologia Hospitalar do CRO-RN, a cirurgiã-dentista e sua equipe foram homenageadas pela prefeitura de Natal na semana passada, durante confraternização dos servidores da secretaria Municipal de Saúde.

A doutora Áquila e a técnica em prótese dentaria Michelline Fernandes foram homenageadas pela prefeitura no almoço de confraternização da SMS realizado na Associação Atlética Banco do Brasil, com as presenças do prefeito Carlos Eduardo Alves e do secretário de Saúde do Municipio, Roberto Fonseca, no dia 16 de dezembro.

A equipe da doutora Áquila foi responsável pela capacitação realizada em setembro de 2015, que beneficiou 13 dentistas e 5 ASBs de Natal e do Estado.

Segundo Áquila, no encerramento da capacitação para os profissionais de odontologia, foram atendidas cerca de 150 pessoas e realizados 1.183 procedimentos odontológicos, incluindo exodontias, restaurações, raspagens corono radicular, tratamentos endodônticos, entre outros.

“ A capacitação foi realizada no CEO Morton Mariz e contamos com o apoio da prefeitura de Natal, da secretaria Estadual de Saúde, CRO-RN e SOERN , com recursos do ministério da Saúde”, explica Áquila Dantas.

A doutora Áquila ao participar do 4º. Congresso Latino Americano de Odontologia para Pacientes Especiais também defendeu o nome de Natal para sediar o próximo evento.

“Apresentei Natal para  concorrer para sediar o próximo congresso e ganhamos da cidade de Mendonza- Argentina, pelo placar de 25 a 4”, comemora a cirurgiã-dentista.

Aquila explica que é uma “grande honra porque será o primeiro congresso desta associação a ser realizado no Brasil”.

Para a dentista, este congresso dará uma grande visibilidade para as pessoas com deficiência e também para o Estado. “Sobretudo porque o nosso Estado tem o maior índice de pessoas com deficiência do Brasil, cerca de 27,8% da população, segundo o IBGE (2010)”, explica Áquila Dantas.

 DISCURSO DE POSSE – ROBERTO ELIAS

É evidente que nas últimas décadas a institucionalidade em Odontologia atingiu um alto grau de organização como consequência dos grandes avanços científicos e tecnológicos.

A primeira academia foi fundada por Platão no ano 387 a.C, e consagrou-se Minerva, deusa da sabedoria. Este espaço denominado posteriormente Akademia, era o lugar onde Platão reunia-se com os seus discípulos. As academias são consideradas as primeiras universidades do mundo, e a sua justificação, além da habitual cultura, radica na necessidade extraordinária de elevar a vida acadêmica e a dinâmica cultural a níveis de excelência.

Alegria, gratidão, desafio e esperança são as palavras que saem do meu coração ao iniciar a cerimonia de implantação da Academia interamericana de Odontologia para Pacientes Especiais, fato que é possível pela confiança e generosidade com que me distinguem. Alegria, por que é uma honra que produz-me uma grande satisfação para todos os acadêmicos.

A Academia Interamericana de Odontologia Pacientes Especiais (AIOPE) criada nesse momento na cidade de Santiago – Chile, tendo como objetivo aglutinar e apoiar as sociedades organizadas da especialidade, voltadas para a saúde bucal dos PNE da maioria dos países Latinos. AIOPE considera que, nestes tempos, o profissional já não pertence só e exclusivamente ao seu país; é um profissionalglobalizado, é um profissional das Américas. Que está Academia seja uma realidade viva e dinâmica, tecendo uma ponte pênsil para que a ciência odontológica poça avançar em prol dos cidadãos, especialmente através da investigação e do ensino, dando apoio as instituições socialmente formadas.

Quem Nós Somos

A Academia Interamericana de Odontologia de Pacientes Especiais é uma academia sem fins lucrativos, cujos interesses sociais se encontram nas áreas de prática, ensino e / ou pesquisa relacionadas com a especialidade de Odontologia Pacientes Especiais para

beneficiar a saúde bucal da população através dos esforços da profissão odontológica.

Missão

A missão da Academia Interamericana de Odontologia para Pacientes Especiais, é conseguir a satisfação das necessidades e expectativas dos seus membros e da especialidade, a melhoria acadêmica e de pesquisa e salvaguardar os interesses comuns da Odontologia para Pacientes Especiais, para ajudar a desenvolver a especialidade, projetadosob princípios éticos de excelência, honestidade, qualidade e responsabilidade social.

Outras Notícias