Ex-presidente do CRO-RN, Eimar Lopes é eleito secretário Geral do CFO
O Conselho Federal de Odontologia, em nova sede em Brasília, deu posse nesta terça-feira, as 10 horas, ao novo plenário para a gestão 2015/2018, em solenidade presidida pelo conselheiro eleito, Messias Gambôa.
A nova diretoria do CFO ficou assim composta: Presidente, Ailton Morilhas (CRO-MS); vice-presidente, Ermensson Luiz Jorge (CRO-PR); secretário Geral, Eimar Lopes de Oliveira (CRO – RN); tesoureiro, Juliano do Vale (CRO – TO).
Reeleito para o terceiro mandato, em discurso de final de gestão, Dr. Ailton Morilhas agradeceu à família, em nome de todos os momentos em que deixou de estar com ela, assim como toda a antiga diretoria “que em muito me ajudaram”.
Como único conselheiro do antigo plenário eleito, o Dr. Morilhas disse que os conselheiros deixavam os cargos, mas não a amizade.
“Chegamos a mais um final de gestão. Sabemos que o trabalho é árduo, as intempéries são grandes e as decepções, por vezes, inesperadas. Mas, o nosso objetivo, apesar de tudo, foi alcançado com muito trabalho por parte de todos nós que nos dedicamos ao Conselho”, afirmou.
Com 74% dos votos, o novo plenário eleito em setembro assumiu nesta terça-feira com o objetivo de caminhar para a Odontologia do futuro e trabalhar em prol da população, ao procurar, também, valorizar o profissional da saúde bucal.
Após a posse do plenário, com os 18 conselheiros eleitos, os nove conselheiros efetivos se reuniram a portas fechadas para a votação da nova diretoria. Com uma votação em urna, os conselheiros efetivos elegeram a nova diretoria, mantendo Morilhas como presidente e elegendo o vice-presidente, o secretário Geral e o Tesoureiro.
“Estou bastante gratificado com o desprendimento de todos que participaram dessa escolha. Dessa forma, ficou como nova filosofia para o CFO de que todos terão oportunidade participativa nas ações”, disse o presidente reeleito.
Ex-presidente do CRO-RN por três gestões, o cirurgião-dentista Eimar Lopes de Oliveira foi eleito secretário Geral do Conselho Federal de Odontologiagia (CFO), após solenidade em Brasilia para a posse do novo plenário da autarquia para o triênio 2015/2018.
Nascido em Marcelino Vieira, RN, Lopes vai ocupar a vaga deixada pelo cirurgião-dentista Genésio Pessôa de Albuquerque Júnior, de Tocantins. Na história do CFO, está é a segunda vez que o RN tem um representante como Conselheiro Efetivo.
Antes, apenas o doutor Clemente Galvão Neto, já falecido, havia ocupado a titularidade de conselheiro, chegando a vice-presidente do CFO na década de 70.
Na gestão anterior do presidente do CFO reeleito, Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, do Mato Grosso do Sul, o ex-presidente do CRO-RN era Conselheiro Suplente.
Para o ex-presidente do CRO-RN, sua eleição regasta a importância da odontologia potiguar no cenário nacional, lembrando que há três décadas o Estado não tinha uma participação efetiva e com voz no plenário do CFO.
“Para mim é um motivo de orgulho, não pessoal, mas de reconhecimento do trabalho que realizamos em prol da odontologia potiguar e brasileira no cenário nacional”, disse o novo secretário Geral do CFO.
Segundo Lopes, a sua eleição é uma honra e orgulho para toda a odontologia potiguar, lembrando que o trabalho que ele, o ex-presidente do CRO-RN, Jaldir Cortez, e o atual presidente, Gláucio de Morais e Silva, fazem para a valorização da categoria e da odontologia está sendo reconhecido.
“No Rio Grande do Norte temos ainda o meu amigo Ivan Tavares, presidente do SOERN, fazendo um trabalho árduo de conscientização política da categoria e em defesa de melhores salários para os profissionais da odontologia”, afirmou o Conselheiro Federal e secretário Geral.
Como principais desafios da nova diretoria do CFO, o ex-presidente do CRO-RN destaca a participação mais efetiva do Conselho Federal na elaboração da política nacional de saúde bucal, no acompanhamento projetos de leis no Congresso Nacional de interesses da odontologia e da sociedade.
“Não podemos esquecer da transparência do Conselho Federal, sepultando de vez o sigilo administrativo, facilitando o acesso à informação por parte dos cirurgiões-dentistas e da sociedade”, ressalta o novo secretário Geral.
O presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, que esteve em Brasília na posse do novo Plenário do CFO, ao tomar conhecimento da eleição do colega potiguar para o cargo de secretário Geral, declarou que "toda a odontologia potiguar está de parabéns com mais este fato inédito de um cirurgião-dentista formado no Rio Grande do Norte assumir tal função na autarquia Federal".
E completa: "Eimar assume com uma grande responsabilidade de ser um ator responsável pelas mudanças necessárias e aprimorar os avanços conquistados pelo CFO. Como principal missão, no meu entender, ele tem que defender em plenário uma maior aproximação do Conselho Federal com os cirurgiões-dentistas e com a sociedade brasileira".
COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA E O NOVO PLENÁRIO
Presidente: Ailton Morilhas – CRO – MS
Vice-Presidente: Ermensson Luiz Jorge - CRO – PR
Secretário: Eimar Lopes – CRO – RN
Tesoureiro: Juliano do Vale - CRO – TO
Comissão de Tomadas de Conta:
Presidente: Paulo Sérgio Moreira da Silva – CRO – AL
Eduardo Sakai - CRO – SP
Messias Gambôa de Melo - CRO – PA
Conselheiros Efetivos
João Américo Normanha Novaes - CRO – MG
Rogério Dubosselard Zimmermann – CRO – PE
Conselheiros Suplentes
Ataíde Mendes Aires – CRO – MA
Dalter Silva Favarete – CRO – MT
Francisco Xavier Paranhos Coêlho Simões – CRO – BA
Harildo Déda Gonçalves – CRO – SE
Luiz Fernando Rodrigues Rosa – CRO – RO
Murilo Rosa – CRO – SC
Roberta Atta Farias – CRO – PI
Rodrigo Ivo Matoso – CRO – RR
Tito Pereira Filho – CRO – AC