Givaldo Soares e os Cem anos da Odontologia Potiguar na livraria Saraiva do Midway Mall
O cirurgião-dentista Gilvaldo Soares é o convidado do projeto “Café ConCiência” para o dia 31 de outubro, a partir das 16 horas, no auditório da livraria Saraiva do Midway Mall, para falar da história da Odontologia no Rio Grande do Norte.
No formato talk show, o doutor Gilvaldo vai mostrar um pouco da história da Odontologia num período de 100 anos, com fatos e personagens que vão desde os primeiros anúncios publicitários aos cirurgiões-dentistas que criaram a faculdade, entidades e instituições como a ABO-RN, CRO-RN e SOERN.
O projeto “Café ConCiência” é de iniciativa de professores de odontologia das Universidades Federal (UFRN) e do Estado (UERN), que acontece aos sábados, com objetivo de levar conhecimento num ambiente mais descontraído, fora dos muros das instituições.
O coordenador do talk show é o professor Gustavo Emiliano, da disciplina de Odontologia Legal, na UFRN e UERN, que explica que o projeto visa disseminar conhecimento para as pessoas interessadas, independente de serem dentistas, estudantes de odontologia ou não.
O doutor Gilvaldo é um cirurgião-dentista envolvido com a odontologia e a cultura, que gosta de pesquisar e conversar sobre diversos temas. Atualmente, ele elabora uma pesquisa sobre os “Cem Anos da Odontologia do RN: fatos e personagens”.
Segundo Soares, no talk show ele vai mostrar fatos e lembrar-se de personagens que fizeram a odontologia potiguar, como os cirurgiões-dentistas Francisco Ramalho e José Gurgel, que participaram da criação da primeira associação de profissionais do RN, assim como dos fundadores da faculdade de Odontologia, Luis Soares de Araújo, José Cavalcanti de Melo e Alberto Moreira Campos.
Dentistas conhecidos pelo trabalho de valorização da categoria, doutor Clemente Galvão Neto, primeiro presidente do CRO-RN, e Luis Vasconcelo Leite, fundador do SOERN, entre outros cirurgiões-dentistas, estarão na memória do doutor Givaldo neste encontro de sábado com a história da odontologia potiguar.
“Eu convido a todos os meus amigos, colegas e quem se interessar por história a participar deste encontro no auditório da livraria Saraíva”, diz Soares, dentista remido ainda em atividade, que gosta de conversar sobre temas diversos com amigos e colabora com CRO-RN nas áreas cultural e de próteses.
O doutor Givaldo Soares da Silva, especialista em Prótese Dentária, tem mais de 60 anos de trabalho dedicado a odontologia, tendo já recebido homenagem da Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral (SBRO) como os 10 profissionais que mais contribuíram para o crescimento da Reabilitação Oral Brasileira. Ele recebeu o prêmio Nacional Destaque SBRO que homenageou os “Profissionais que Fazem a Diferença na Odontologia Brasileira”.
Natural de Pernambuco, Soares chegou a Natal em 1955, formou-se em 1967 na Universidade Federal do RN, onde depois foi professor durante sete anos da disciplina de Prótese.