Morton Mariz passa por mais uma reforma e deixou de produzir próteses
Depois de quase quatro anos de sua reinauguração, após passar dois anos e três meses fechado para reforma e ampliação, o Centro de Referência Odontológica Dr. Morton Mariz, no bairro da Ribeira, está passando por melhorias, com a substituição do piso de má qualidade e inadequado para uma unidade de saúde, que foi colocado ainda na administração da ex-prefeita Micarla de Sousa.
O presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, no final de abril, visitou o Morton Mariz a convite do diretor, Walmir Pereira Nunes, que mostrou a unidade e as melhorias que estão em andamento, bem como reconheceu algumas deficiências, como a não produção de próteses para a população.
Segundo Walmir Pereira Nunes, cirurgião-dentista buco máxilo facial, ao assumir a unidade, o Laboratório de Prótese existente já não produzia por falta de profissional habilitado, o Técnico em Prótese Dentária, que tinha se aposentado.
Para o diretor do Morton Mariz, a produção de próteses poderá voltar caso a secretaria Municipal de Saúde se disponha a contratar de forma terceirizada um laboratório prótese.
O presidente do CRO-RN defende que a secretaria de Saúde de Natal abra concurso público para contratar profissionais de odontologia para produzir próteses para a população carente, a que mais precisa do serviço. Mas enquanto não realiza o concurso, Silva acha que o contrato temporário de um laboratório seja uma alternativa emergencial, já que no quadro de pessoal tem dentistas protesistas para atender os pacientes que precisam de reabilitação oral.
“É inadmissível que uma cidade como Natal não forneça próteses para as pessoas com perda total de seus dentes, enquanto outras capitais do Nordeste, como Terezina (PI) e João Pessoa (PB), por exemplo, fornecçam cerca de 120 próteses por mês”, diz o presidente do CRO-RN.
O Ministério da Saúde desde 2015 passou a financiar a produção de próteses no Brasil, com os municípios interessados criando seus laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD), que realizam o serviço de prótese dentária total, parcial removível e/ou prótese coronária/intrarradiculares e fixas/adesivas.
A prefeitura de João Pessoa recebeu no ano passado cerca de R$ 400 mil do Ministério da Saúde para produzir uma média de 120 próteses, enquanto a prefeitura de Natal recebeu R$ 19.350,00 e não produziu nada.
A Coordenação de Saúde Bucal da secretaria de Saúde de Natal não soube informar aonde foi parar o dinheiro das próteses dentárias.
A Assessoria de Imprensa do CRO-RN tentou marcar uma entrevista com o secretário de Saúde do Município, Luis Roberto Leite Fonseca, mas sua Assessoria de Imprensa até agora ainda não a agendou.
Com relação a reforma do Morton Mariz, o diretor informou que além do piso, as obras de agora contemplam nova pintura das paredes, revisões das instalações hidráulicas e de eletricidade, bem como foi iniciada a troca dos equipamentos (cadeiras) antigos por novos consultórios da Kavo. Os quartos para o repouso dos dentistas e auxiliares de plantão também receberam mobilia nova.
Segundo Walmir, a troca dos equipamentos está sendo feita porque os antigos consultórios eram de uma marca inferior e não aguentaram o volume de atendimentos que tem o Morton Mariz, uma espécie de Walfrego Gurgel da odontologia. "O atendimento aqui requer um equipamento mais robusto, de melhor qualidade para aguentar a quantidade de procedimentos que realizamos, principalmente nas urgências e emergencias", explicou o diretor.
As salas de espera para pegar fichar e a outra para aguarda o atendimento estão recebendo cadeiras novas e dois aparelhos de TV de Led.
Os investimentos na parte física da unidade chegam a R$ 120 mil, informou o diretor, que não soube precisar os valores dos novos consultórios.
No total, o Centro de Referência Odontológica da Ribeira conta com 18 consultórios dentários, mas está faltando profissionais para atender a grande demanda de pacientes que procuram a unidade.
Segundo o diretor Walmir, diante da saída de muitos dentistas que voltaram para o quadro de funcionários do Estado, o centro ficou sem profissionais para atender em várias especialidades.
“Havia um desfalque de nove dentistas, mas agora a Coordenadoria de Saúde Bucal do Município conseguiu nos enviar quatro profissionais para atender na urgência”, explica Nunes.
Os profissionais que estão em falta no Morton Mariz são dois periodontistas (tratamento de gengiva), dois endontistas (tratamento de canal), dois radiologistas (raio x) e três dentistas na urgência.
Segundo o diretor, a Coordenação de Saúde Bucal da secretaria Municipal de Saúde enviou quatro dentistas para substituir aqueles que retornaram ao Estado, que eram os chamados municipalizados. Trabalhavam para o município, mas eram servidores estaduais.
A reinauguração do Morton Mariz deverá acontecer nos próximos dias, depois que a empresa que ganhou a licitação da reforma proceder com a instalação do painel informativo para chamar os pacientes e colocar as cadeiras e televisões nas salas de espera, que são duas. Na primeira sala se marcar a consulta e na segunda os pacientes aguardam a chamada do dentista para ser atendido.
Os setores de urgência e emergência do Morton Mariz realizam mais de 5 mil procedimentos por mês, enquanto o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) chega a realizar mais de 3 mil.
Em março, segundo o diretor, o Centro de Referência Morton Mariz realizou um total de 8.781 procedimentos.
Com 23 dentistas na atualidade, o Morton Mariz realiza atendimento ambulatorial e de urgência e emergência nas áreas de periodontia, dentística, endodontia, exodontia, radiologia e cirurgia.
O serviço ambulatorial funciona no sistema referenciado das unidades de saúde de Natal, no horário das 7h às 11h e de 13h ás 17h, enquanto os atendimentos de urgência e emergência acontecem durante as 24horas, sendo dois dentistas pela manhã, dois à tarde e dois à noite.
Depois de muito tempo sem profissional, o atendimento a pessoas com necessidades especiais voltou ao Morton Mariz. A doutora Áquila Dantas, especialista em atendimento a pacientes especiais, foi contratada para este serviço, atendendo por agendamento.