Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

CRO-RN realizou o V Ciclo de Atualização Científica de Mossoró e Região

CRO-RN realizou o V Ciclo de Atualização Científica de Mossoró e Região
O auditório da UnP de Mossoró recebeu dentistas e auxiliares para as palestras

O CRO-RN realizou nos dias 29 e 30 de outubro V Ciclo de Atualização Científica de Mossoró e Região, no auditório da UnP, com a presença de cirurgiões-dentistas e auxiliares e técnicos em saúde bucal.

Na manhã do primeiro dia do evento, das 9h30 até às 12 horas, o palestrante foi o cirurgião-dentista e conselheiro do CRO-RN, Hérveton Fernandes Duarte, que abordou o tema “Tudo o que Nunca nos Contaram Sobre Biossegurança em Odontologia”, destinado aos dentistas e auxiliares. O coordenador foi dentista Rafael Lopes, delegado Regional do CRO-RN em Mossoró.

No período da tarde, o coordenador de Saúde Bucal de Goianinha, o cirurgião-dentista Rui Bessa apresentou a palestra “Experiência Exitosa em Ortodontia no Serviço Público Odontológico: uma Realidade em Goianinha-RN”.

Nesta palestra Rui Bessa abordou a implantação do serviço de ortodontia no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o primeiro no Estado a atender esta especialidade no serviço público. A Ortodontia visa corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada, a conhecida má oclusão.

A coordenadora da palestra foi a conselheira Silvana Borba, representante de Mossoró no CRO-RN.

O coordenador de Saúde Bucal de Goianinha fez um relato do inicio do serviço, que começou em outubro de 2013 e tem o objetivo numa primeira fase atender cerca de 150 estudantes na faixa etária dos 10 aos 17 anos, que foram selecionados na rede pública de ensino.

Para Rui Bessa, é possível implantar o serviço, mas para isso é preciso que o prefeito de cada município tome a decisão de querer prestar este atendimento para a população mais carente que não tem condições financeiras para recorrer ao profissional privado. “Não atendemos adultos, mas iniciamos o serviço para atender estudantes da rede municipal que não podiam fazer o tratamento ortodôntico pagando. Plantamos a semente”, explicou o coordenador de Saúde Bucal.

Ainda sobre o tema, o presidente da Associação Brasileira de Ortodontia (ABOR-RN) e conselheiro do CRO-RN, Emerson Pimenta de Melo, fez a palestra sobre a Inter-relação Ortodontia-Periodontia.

Segundo Melo, a introdução da Ortodontia no Sistema Único de Saúde (SUS) vem atender uma parcela da população que não tem condições de pagar um tratamento no setor privado, bem como abre um novo mercado de trabalho para os especialistas. “A ABOR apoia a implantação deste serviço nos CEOs, já que amplia a área de atuação dos especialistas em Ortodontia que vão atender pessoas que necessitam do tratamento e não possuem condições financeiras para pagar um profissional”, diz ele.

Segundo o presidente estadual da ABOR, este atendimento na rede pública de saúde não prejudica os ortodontistas em seus consultórios ou clínicas particulares. “Esta parcela da população que agora está sendo atendida no SUS já não podia mesmo fazer o tratamento particular”, explica.

Para os profissionais auxiliares, como ASBs e TSBs, na quarta-feira à tarde, a palestra foi sobre Educação em Saúde, proferida pela cirurgiã-dentista Aldenísia Alves Albuquerque Barbosa, conselheira do CRO-RN.

PROGRAMAÇÃO DE QUINTA-FEIRA

A programação do ciclo continuou na quinta-feira, 30, pela manhã, com a palestra “Interação Ortodontia x Periodontia x Estética – Uma Visão Clínica”, apresentada pelas cirurgiãs-dentistas Gumercília Paiva (Estética), Silvana Câmara (Ortodontista) e Kaline Olímpia (Periodontia e implante). As três profissionais com atuações em Mossoró apresentaram vários casos clínicos atendidos por elas em conjunto. O coordenador foi o conselheiro Arcelino Neto.

Para as ASBs e TSBs, a conselheira Aldenísia promoveu na manhã de quinta-feira uma oficina de Educação em Saúde, que continuou à tarde com a realização do Concurso de Material educativo confeccionado pelos profissionais auxiliares, tendo como referência o aprendizado da palestra sobre Educação em Saúde. As ASBs e TSBs foram dividas em grupos e apresentaram seus trabalhos com objetivo de levar aos estudantes o ensinamento para uma boa saúde bucal.

Já os dentistas tiveram uma palestra sobre “Responsabilidade Civil do Cirurgião-dentista” apresentada pelo professor da UERN/UFRN, Gustavo Emiliano, que também faz parte da Comissão Científica do CRO-RN.

 Depois, sob a coordenação do conselheiro Federal Eimar Lopes de Oliveira, representando o Conselho Federal de Odontologia, aconteceu um debate sobre o tema, com a participação de representantes do Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte (SOERN). O presidente do sindicato, Ivan Tavares, foi um dos debatedores.

Outras Notícias