A odontologia potiguar está de luto com a morte da CD Silvaneide Bezerra

Silvaneide cercada pelos amigos na posse do presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva

A Odontologia potiguar está de luto com a partida da cirurgiã-dentista Silvaneide Bezerra dos Santos, que morreu nesta madrugada no Hospital da Liga Contra o Câncer, antiga Policlínica do Alecrim.

A cirurgiã-dentista Silvaneide Bezerra, 56 anos, se formou em Odontologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, turma de1979, e trabalhava na Secretaria Estadual de Saúde, cedida ao município de Natal, onde trabalhou no Pronto Atendimento do Morton Mariz, na Ribeira.

Atualmente, estava de licença para o tratamento, mas era lotada na Estrstégia Saúde da Família, na equipe de Saúde Bucal da unidade básica de saúde de Cidade Nova, Distrito Oeste.

Ela lutou como uma guerreira contra um câncer por vários anos, mas hoje, terça-feira, 7 de outubro, recebeu uma chamada para outra vida e partiu, deixando saudades nos amigos que fez ao longo de sua existência terrena.

O corpo está sendo velado na capela do cemitério Morada da Paz, em Emaús.

O sepultamento acontece às 17 horas no mesmo local.

Leia abaixo os textos do presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, e do ex-presidente Eimar Lopes, na despedida da amiga Silvaneide.

À minha dileta amiga Silvaneide

Querida Nêga, és para mim, a fina expressão da alegria, inquietude, irreverência, sinceridade extremada, sobretudo da força e vontade nata de viver, procurar e lutar pelo o que era impossível, sendo assim nos deixou o mais claro exemplo da perseverança, persistência e da fé.

Mostrou a todos nós que tentamos pouco, que precisamos ousar mais, amar mais, respeitar mais, reclamar menos.

Como diria o poeta, viver a vida “como se não houvesse amanhã”.

Nêga de tantos vinhos, mimos, risos, choros, angústias, supermãe, irmã, amiga, solteira convicta, que briga, reclama, protesta e muito à frente do seu tempo;

Nêga ciumenta, solidária, especial, que nunca perdeu nenhum um minuto.

Nêga, amigo é mesmo coisa pra se guardar dentro do coração, debaixo de sete chaves, e me permita chorar ao ver você partir, pois o que importa é ouvir a voz que vem bem de dentro de nós.

Mas meu coração vai estar sempre em festa para comemorar a lembrança do quanto sorrimos!

Até depois!

Gláucio de Morais e Silva - presidente do CRO-RN

O Despertar

Hoje tive um daqueles “despertar’ que, se pudesse voltar o tempo, ficaria adormecido, anestesiado ou coisa do tipo.

Ao ligar o telefone e ver a costumeira “bolinha” verde do ‘fuxiqueiro” Zap ativa, então pensei: deve ser o de costume.

Ledo engano. Antes fosse. Mas era a gelada e dura realidade da vida.

A notícia que eu já vinha me preparando, mas ao mesmo tempo me escondendo dela.

Conheci Silvaneide nos idos de 2001, quando passei a integrar a equipe do OS do Morton Mariz.

Inicialmente me retrai um pouco pelo seu jeito extrovertido e espontâneo de levar a vida. Mas depois me tornei um dos seus amigos e admiradores.

Foi uma convivência inesquecível.

Momentos de profundas dificuldades e sacrifícios. Momentos esses que serviram para externar o que cada um de nós tinha a oferecer.

E Silvaneide foi uma das que provou o seu valor.

Expôs sem medo a sua lealdade à causa. E se fez admirada por todos.

Depois nos encontramos novamente no curso de Odontologia Hospitalar, e aí ela já lutava por outra causa: a vida.

E que luta. Foram alguns anos de incertezas, esperanças e desesperos. Até ser vencida pela vontade do Pai.

Meu conforto é que realmente Deus quis assim. Ele sabe tudo e, portanto, é quem decide tudo.

Se Ele quis assim, que assim seja.

A você Nega, deixo o meu abraço, a minha saudade e a certeza de que: “fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas, nas mãos que sabem ser generosas”.

Com certeza a Odontologia brasileira perde uma grande guerreira.

Um beijo e que Deus, na sua infinita bondade,te receba na morada eterna.

Do seu sempre amigo,

Eimar Lopes - Conselheiro Federal e ex-presidente do CRO-RN