Dentistas do RN participam de Simpósio Nacional sobre Odontologia Hospitalar no Rio

Um grupo de cerca de 20 cirurgiões-dentistas do Rio Grande do Norte participou nos dias 27 e 28 de setembro do 1º Simpósio Nacional do CBROHI – Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar e Intensiva – na sede da ABO, no Rio de Janeiro.

A delegação potiguar contou com representantes da Comissão de Odontologia Hospitalar do CRO-RN e dos formandos no primeiro curso de Odontologia Hospitalar promovido pelo Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte (SOERN), reconhecido pelo CBROHI.

Os cirurgiões-dentistas potiguares participaram das palestras realizadas no auditório da ABO/RJ como ouvintes, assim como três deles foram palestrantes.

Entre os palestrantes do Rio Grande do Norte, estavam os cirurgiões-dentistas José Endrigo Tinoco,  Sumatra Jales e o conselheiro Federal Eimar Lopes, representando o Conselho Federal de Odontologia.

Eimar Lopes participou da mesa redonda sobre a situação da "Odontologia Hospitalar e Intensiva no Brasil: passado, presente e futuro. Desafios, Perspectivas e possibilidades".

O conselheiro Federal falou sobre a "Odontologia Hospitalar e Intensiva na visão do CFO".

O Dr. José Endrigo Tinoco abordou em sua palestra a "Odontologia e Oncologia – Interface com medicina, atuação e experiência de Natal".

Já a Dra. Sumatra Jales falou sobre a "Odontologia e Cuidados Paliativos, Atuação e Experiência".

Ainda entre os palestrantes do evento estavam outros nomes conceituados da odontologia hospital brasileira, como o professor paulista Paulo Santos, Juliana Franco, Fábio Coracin e Ricardo Fisher.

Estudos e estatísticas já confirmaram vários benefícios que a presença da odontologia em ambiente hospitalar traz para os pacientes internados. Entre estes benefícios, os estudiosos ressaltam a redução do uso de antibióticos, da incidência de pneumonias nas UTIs, do tempo de internação, da necessidade de alimentação parenteral, do uso de fatores da coagulação, entre outros.

Para os cirurgiões-dentistas que já trabalham na área, a odontologia hospitalar já é uma realidade e cada vez mais os dentistas capacitados trabalham de forma multidiciplinar com os outros profissionais da saúde no tratamento de pacientes internados.

Existe o interesse do grupo de cirurgiões-dentistas formados em Odontologia Hospitalar trazer para Natal um encontro internacional, que já foi apresentado ao SOERN, na época da formatura da primeira turma destes profissionais.