SOERN convoca dentistas para reunião nesta quinta com o secretário de Saúde do Estado

O presidente do SOERN, Ivan Tavares, convoca os dentistas a comparecerem na SESAP

O sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte realizou nesta segunda-feira, 12, no auditório do CRO-RN, uma assembleia com os dentistas municipalizados do Estado e do quadro da prefeitura de Natal que estão em greve por melhorias salariais.

O auditório ficou lotado de dentistas que ouviram o presidente do SOERN, Ivan Tavares, e a sindicalista Sônia Godeiro, passarem algumas informações sobre o movimento e as reindicações que estão sendo levadas aos secretários de Saúde do Município de Natal e do Estado.

Nesta quinta-feira, dia 15,  às 15 horas, a diretoria do SOERN tem uma reunião marcada na secretaria de Saúde do Estado com o secretário, Luiz Roberto Fonseca, juntamente com o pessoal do SindSaúde.

Segundo Ivan Tavares, os dentistas municipalizados do quadro da SESAP, que estão trabalhando na Estratégia Saúde da Família, nas unidades básicas e nos Centros de especialidades Odontológicas da prefeitura de Natal,querem a inclusão deles na lei No  511, de Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).

O sindicalista explica que a Lei 511 do Estado excluiu os dentistas municipalizados do plano, o que acarreta perdas salariais para o grupo. Segundo ele, cerca de 350 dentistas municipalizados estão sendo prejudicados com esta exclusão.

Com relação aos dentistas do município de Natal, o presidente do SOERN informou que a pauta de reivindicações já foi entregue ao secretário Municipal de Saúde, Cipriano Maia.

Entre as principais reivindicações dos dentistas do município, explica o sindicalista, estão o reajuste de 18,32% nos salários, a gratificação de R$ 1.500,00 para os dentistas que atendem nos CEOs e a criação da gratificação de plantonistas nos mesmos moldes que já recebem médicos e enfermeiros.

Além de dentistas, o movimento grevista envolve todos os servidores da área da saúde do município.

Na greve dos servidores do Estado, de acordo com o SindSaúde,  a reivindicação é pela incorporação de 50% das gratificações ao salário-base, realizada em 2012 e 2013, que estão no PCCR, que lhes assegura terem três salários-base diferentes: um para os que recebem Jornada Especial; outro para os que recebem GAE; e outro para os que estão municipalizados.

Mas segundo o presidente do SOERN, os servidores municipalizados, porém, permaneceram com o mesmo salário-base de 2010, sem nenhuma mudança durante todo o governo Rosalba.

Na ultima reunião de Ivan Tavares com o secretário, no dia 24 de março, foi que ele tomou conhecimento da tabela que já virou lei (511).

O presidente do SOERN está convocando todos os cirurgiões-dentistas municipalizados a comparecem na reunião desta quinta-feira com o secretário de Saúde do Estado para mostrar a força da categoria. “Sem luta, sem participação, não vamos conquistar nada. A pressão política é que funciona nestes momentos”, afirmou Ivan Tavares.

“Se formos todos para a reunião, vamos mostrar a nossa força, do contrário, nada acontece”, disse o presidente do SOERN.

Também participou da assembléia o presidente eleto do CRO-RN, Gláucio de Morais, que reafirmou que na sua gestão o Conselho vai continuar engajados nas lutas do SOERN. "As lutas e movimentos não são de responsabilidades só do SOERN e do CRO, cada um de nós dentistas têm a sua responsabilidade e não deve ficar na zona de conforto. Fico feliz de ver vocês aqui engajados nessa causa”, afirmou.

Audiência com Secretário de Saúde do Estado.

Todos os cirurgiões-dentistas municipalizados estão convocados a comparecerem.

Participe!

Vamos lutar juntos!