Hoje é o Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos

O Grupo de Estudos para Promoção o Uso Racional de Medicamentos (GEPURM-CRO-RN), coordenado pelo cirurgião-dentista Gláucio de Morais e Silva, chama a atenção para o dia 5 de maio, segunda-feira, que foi instituído como O Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos.

O conselheiro faz parte do Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos (CNPURM), do Ministério da Saúde, representando o Conselho Federal de Odontologia (CFO).

"O CRO-RN apoia essa causa e o prescritor tem papel importante na conduta do paciente", afirma ele.

No Brasil, segundo pesquisa que será divulgada hoje pelo Instituto de Ciência Tecnologia e qualidade (ICTQ), 76 % das pessoas se automedicam.

Segundo Gláucio Morais, "é preciso maior consciência por parte dos pacientes sobre os riscos do uso indiscriminado dos medicamentos, porém nós cirurgiões-Dentistas temos uma responsabilidade como prescritor em indicarmos corretamente, além de exercer papel importante na conduta do paciente".