Conselheiro Federal do RN participa de plenária do CFO no Rio

A primeira plenária do CFO acontece na quinta e sexta na sede no Rio de Janeiro

A primeira sessão plenária de 2013 do CFO (Conselho Federal de Odontologia) para julgamento de recursos de processos éticos foi realizada na última quinta- quinta (21/02), no Rio de Janeiro.

Foram cerca de 40 processos relacionados a tratamento não exitosos, aliciamento de paciente, propaganda irregular e a questões relacionadas a direitos autorais, entre outros temas.

A plenária é constituída de 18 conselheiros efetivos e suplentes, eleitos em outubro de 2012 e empossados em 08 de dezembro de 2012, sob a presidência de Ailton Morilhas.

Os processos éticos são oriundos dos conselhos regionais de todo o Brasil, e o CFO é a última instância de julgamento para as questões relacionadas à prática da Odontologia no Brasil.

Nesta reunião plenária também foram apresentadas e aprovadas as indicações de novos membros das comissões do CFO. Elas serão homologadas pelo presidente Ailton Morilhas e publicadas no portal do Conselho.

O conselheiro Federal do Rio Grande do Norte, Eimar Lopes, fez parte dessa plenária e explicou que uma das funções do CFO é julgar os recursos éticos que chegam dos conselhos regionais, além de tomar decisões administrativas para o pleno funcionamento da autarquia.

“Foram dois dias de muito trabalho, mas bastante proveitoso”, diz Lopes.

“Julgamos 36 recursos, além das demandas administrativas do CFO que foram apreciadas pelo plenário”, explica o conselheiro Federal do RN.

A próxima plenária do Federal acontece nos dias 14 e 15 de março.