Categorias da saúde vão solicitar audiência com a prefeita Micarla
Doze das 14 categorias profissionais da área da saúde que compõem o SUS (Sistema Único de Saúde) decidiram em reunião realizada nesta última quarta-feira, dia 21, solicitar uma audiência com a prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV).
Os presidentes e representantes dos conselhos regionais das 12 categorias reunidas no auditório do CRO-RN (Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte) também decidiram manifestar apoio à Promotoria de Saúde que defende a realização de concurso público para a contratação de profissionais para o SUS.
Na primeira reunião das categorias profissionais da saúde realizada no dia 15 de janeiro passado, nove conselhos estiveram presentes e aprovaram a criação do Fórum das Entidades de Saúde do Rio Grande do Norte (FESARN) em de defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).
O fórum será permanente e aberto à participação de todas as entidades ligadas as 14 categorias da área de saúde, como os sindicatos e associações. Segundo os participantes da reunião, o objetivo do fórum é discutir a saúde e propor soluções para a melhoria do serviço oferecido à população, com uma atenção especial a atenção básica.
Segundo Lopes, no encontro com a prefeita as entidades vão solicitar cópia do diagnóstico que a atual administração tem da rede pública de saúde quanto ao número de profissionais e as condições físicas das unidades (PS, PSF, PA) que compõem a atenção básica.
A partir da análise desse diagnóstico, o recém criado fórum das entidades pretende depois formular propostas com objetivo de melhorar o serviço prestado à população, atendendo também as reivindicações dos profissionais.
Agenda do Conselho Nacional de Saúde
A consultora do COREN-RN, Francisca Valda, distribui na reunião o documento do Conselho Nacional de Saúde em defesa do SUS, onde aprova uma agenda política para discutir nesse ano de 2009.
Entre as prioridades dessa agenda, o conselho relacionou cerca de 10 itens, como a mobilização nacional pela repolitização do Sistema Único de Saúde por meio da implementação do Pacto em Defesa dos SUS com o objetivo que o mesmo seja reconhecido pela Unesco como Patrimônio Social e Cultural da Humanidade.
Outro do ponto da pauta é a implementação da política de Gestão do Trabalho para eliminação da precarização do trabalho em todas as formas, estabelecendo a sua valorização. O elemento principal é o Plano de Cargos, Carreiras e Salários, contemplando a profissionalização da gestão e o estimulo à qualificação, dedicação exclusiva e à interiorização.
O documento do CNS também contempla o combate a privatização do sistema, indo contra a contratação de cooperativas e defendendo o concurso público como forma de contratar os profissionais para o SUS.
O conselho também pede a implementação e fortalecimento da Humanização como instrumento vital e fundamental para viabilizar o SUS de acordo com os seus príncipios.
Participaram da reunião os seguintes conselhos:
1) Conselho Regional de Enfermagem (COREN-RN) – conselheiros Francisco de Assis Pinheiro (vice-presidente) e Justa Maria Mota, consultora Francisca Valda;
2) Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-14a. Região) – Eliude Lúcia Abreu da Silva;
3) Conselho Regional de Fonoaudiologia – Ana Maria da Costa dos Santos Reis;
4) Conselho Regional de Psicologia – Nilsa Molina Mendes (presidente) e Yalle Fernandes dos Santos;
5) Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO-1) – Aurelan Georcard Ribeiro de Araújo;
6) Conselho Regional de Nutricionista – Adriana de Oliveira Xavier, delegada;
7) Conselho Regional de Farmácia (CRF) – Lenira da Silva Costa, conselheira Federal, representante da presidente regional, Maria Célia Aguiar
8) Conselho Regional de Biologia (CRBIO-5) – Mirella Ohayne Gomes, conselheira, Maria de Lourdes Saari, delegada
9) Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RN) – Francisco Ferreira Lima, presidente
10) Conselho Regional de Educação Física (CREF-10 PB) – João Pessoa (delegado) e Sales de Araújo Guedes (conselheiro) e Rosemary Pontes e Silva Pessoa
11) Conselho Regional de Odontologia (CRO-RN) – Eimar Lopes de Oliveira (presidente) e os conselheiros Jaldir Cortez e Gláucio Morais.