Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

ANVISA vai prorrogar Consulta Pública para normatização dos serviços de Assistência Odontológica

ANVISA vai prorrogar Consulta Pública para normatização dos serviços de Assistência Odontológica

Representantes do Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Conselho Federal de Odontologia estiveram reunidos nesta terça-feira em Brasília

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária informou ao Conselho Federal de Odontologia (CFO), nesta terça-feira (25), que fará o adiamento do prazo final para avaliações da proposta de normatização dos Requisitos de Boas Práticas de Funcionamento para os serviços que prestam Assistência Odontológica no Brasil. A Consulta Pública 1.301/2024, que inicialmente estaria vigente até o dia 24 de março, permanecerá aberta até 8 de maio. A prorrogação abre uma oportunidade importante para ampliação das contribuições a serem feitas pela classe odontológica e sociedade em geral.

Durante a reunião, ANVISA e CFO reforçaram o compromisso de promoção de ações em parceria e colaboração mútua na construção da proposta de normatização dos serviços de Assistência Odontológica no país, de forma a garantir maior segurança sanitária aos pacientes e cirurgiões-dentistas brasileiros. Os representantes do Conselho também destacaram que têm atuado para divulgar e levar, aos mais de 780 mil inscritos, informações sobre a possibilidade de contribuição na consulta pública.

Participaram da reunião, o presidente do CFO, Claudio Miyake, o diretor tesoureiro do CFO, Elio Silvas Lucas, o conselheiro federal Glaucio de Morais e Silva e o cirurgião-dentista Edmilson Diniz, que é membro do Grupo de Trabalho de Assistência Odontológica do CFO e acompanhou a conversa por vídeo. A ANVISA foi representada pela gerente geral de Tecnologia em Serviços de Saúde, MárciaGonçalves, a gerente substituta de Regulamentaçãoe Controle Sanitário em Serviços de Saúde, LetíciaQuirino Pantoja; além de Ana Clara Bello Ribeiro, especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviçosde Saúde, que participou via videoconferência.

Normatização
A Consulta Pública 1.301/2024 foi aberta pela ANVISA porque a regulação sanitária federal no campo da Odontologia atualmente é estabelecida por normas aplicáveis de forma transversal a todos os serviços de saúde, não existindo uma abordagem sanitária federal mais específica voltada exclusivamente para o setor odontológico.

Segundo a ANVISA, na área de controle de infecções, especialmente no que diz respeito ao processamento de produtos para saúde, observa-se uma lacuna regulatória. Essa lacuna resulta da exclusão dos serviços odontológicos da abrangência da RDC/Anvisa nº 15 de 2012, que estabelece requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde.

Para o estabelecimento de melhores diretrizes de fiscalização, a Agência organizou a consulta que deverá servir de apoio e nortear o trabalho de aprimoramento desta regulação. Para colaborar com a pesquisa, o profissional de Odontologia deve acessar o site oficial da ANVISA (clique aqui), onde está disponível a íntegra da proposta normativa. Após analisar o texto, deve-se então preencher o formulário com a identificação pessoal e as contribuições a serem sugeridas.

Outras Notícias