"Movimento Dentistas do SUS" visita estande do CFO no CIOSP 2025
Diretoria do Conselho também recebeu dois cirurgiões-dentistas que exercem cargos de vereadores em São Paulo e Belo Horizonte
Lideranças do “Movimento Dentistas do SUS” realizaram uma visita ao estande do Conselho Federal de Odontologia, no 42º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP). Durante a reunião, realizada na sexta-feira (24), os cirurgiões-dentistas apresentaram as principais pautas defendidas pelo grupo.
O MDSUS foi recebido pelo presidente do CFO, Claudio Miyake, juntamente com o presidente do Conselho Regional do Ceará, Gládyo Gonçalves Vidal. A visita foi intermediada pelo cirurgião-dentista, servidor público de Guarulhos, Graco Neves.
No decorrer do encontro, os participantes destacaram que a valorização da Odontologia e da profissão do cirurgião-dentista é passo fundamental para ampliação dos serviços odontológicos na rede pública, como fator da proteção da população.
*Parlamentares*
O cirurgiões-dentistas e vereadores reeleitos Marcelo Messias, de São Paulo, e Bruno Miranda, de Belo Horizonte, também realizaram, nesta sexta-feira (24), uma visita conjunta ao estande do CFO, no 42º CIOSP.
Eles foram recebidos pelo presidente do CFO, Claudio Miyake, o vice-presidente, Nazareno Ávila, o secretário-geral, Roberto de Sousa Pires, e o tesoureiro Élio Silva Lucas; além de outras autoridades, como o presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) e do CIOSP 2025, Wilson Chediek, e o presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Rogério Kairalla.
Os parlamentares deram detalhes sobre os trabalhos realizados para promover a Saúde Bucal em seus municípios, que estão entre as maiores capitais brasileiras. “Nós temos um trabalho a fazer que é unir os colegas cirurgiões-dentistas que têm vocação para fazer Odontologia e também política, para ajudar as cidades e a população mais carente no acesso à Saúde Bucal”, destacou o vereador Marcelo Messias
Bruno Miranda é autor da lei Nº 10.552, de 10 de outubro de 2012, que institui o Programa de Escovação Dental Supervisionada (PEDS) nas escolas da rede municipal de educação de Belo Horizonte; assim como também da emenda que garante a criação da Coordenadoria Especial de Saúde Bucal e de dez Coordenadorias Especiais Regionais de Saúde Bucal na capital mineira.
Durante a visita do CFO, o vereador ressaltou a importância do diálogo entre autoridades e entidades representativas da Odontologia no Brasil. “É muito importante essa aproximação, entre a gestão do Conselho Federal de Odontologia e os mandatos ligados à Odontologia. É fundamental estarmos juntos e alinhados nesse mesmo propósito”, pontuou Bruno Miranda.
Também na tarde de hoje, a diretoria do CFO e demais autoridades receberam o deputado federal João Cury, que se colocou à disposição para atuar em pautas a favor da Odontologia. “A ideia é que possamos fazer leis que garantam acesso à população e que protejam também os profissionais de Saúde Bucal”, disse.