CRO-RN sedia reunião da ABENO com coordenadores dos cursos de Odontologia de instituições do RN
O CRO-RN sediou nesta segunda-feira, 26, a reunião da ABENO (Associação Brasileira de Ensino Odontológico) com os coordenadores de cursos de Odontologia de sete instituições de ensino superior do Rio Grande do Norte. A presidente da ABENO, Dra. Daniela Carcereri, de Santa Catarina, e o vice-presidente, Dr. Gustavo Godoy, de Pernambuco, fizeram uma apresentação da associação e ouviram os coordenadores dos cursos de Odontologia de duas instituições públicas (UERN e UFRN) e de quatro particulares: UnP, Unifacex, Uninassau - Natal e Facene - Mossoró. A coordenação do curso de Odontologia da Uninassau Mossoró não enviou representante.
A presidente da Abeno falou das diretrizes curriculares nacionais (DCN) e dos estágios na graduação. Já o vice-presidente abordou o cenário do ensino odontológico no RN e no Brasil.
A presidente do CRO-RN, Dra. Jane Nóbrega, deu as boas vindas aos participantes do encontro e destacou a importância do fortalecimento da parceria do Conselho com a ABENO e as IES (Instituições de Ensino Superior).
“O fortalecimento dessas relações entre as entidades e instituições de ensino, com as trocas de experiências, traz benefícios para a formação dos novos cirurgiões-dentistas, com a preocupação do sistema CFO/CROs em valorizar a odontologia e seus profissionais no exercício ético da profissão “, ressaltou a Dra. Jane Nóbrega.
O conselheiro Gustavo Emiliano, presidente da Comissão de Ensino e Orientação Profissional, pontuou em suas colocações sobre a atividade do sistema CFO/CROs que a “educação odontológica sem sombra de dúvida é uma das nossas maiores preocupações”, mesmo reconhecendo a limitação por lei do sistema CFO/CROs de atuar na regulamentação e definição de diretrizes para o ensino graduação.
“Mas entendemos, a diretoria do CRO-RN, que todo o apoio que o nosso Conselho puder dar nesse sentido será dado na expectativa de reunir docentes para discutir conjuntamente a melhoraria do ensino odontológico no Rio Grande do Norte”, afirma o Dr. Emiliano.
“O objetivo de todos nós que estivemos na reunião é que seja ofertado as melhores oportunidades de aprendizado de conteúdos e práticas segundo as DCNs, as Diretrizes Curriculares Nacionais”, diz o conselheiro.
“E assim, tenhamos profissionais bem formados para a atuação ética e clínica a altura das expectativas da população do RN”, destaca o Dr. Gustavo Emiliano.
“Temos a obrigação institucional de preservar a imagem da profissão e profissionais comprometidos com a ética odontológica e competentes na resolução de problemas de saúde da população, garantindo o respeito que a odontolgia brasileira conquistou.”
Para o vice-presidente da ABENO, Dr. Gustavo Godoy, "o evento foi inspirador, deixando reflexões que vão gerar oportunidades para seguirmos no caminho do ensino odontológico de qualidade no Brasil".