Fiscalização do CRO-RN visita 11 municípios: interdita CEO e consultório em UBS de Santo Antônio e consultórios em Lagoa de Pedras e Várzea
A equipe de Fiscalização do CRO-RN visitou 11 municípios no período de 3 a 7 de junho, fiscalizando 40 estabelecimentos de saúde, sendo 36 unidades básicas e quatro privados, interditando consultórios dentários em três cidades devido a problemas de insalubridade nos ambientes.
As interdições éticas aconteceram em Santo Antônio, Várzea e Lagoa de Pedras. Em Santo Antônio, os fiscais interditaram todos os consultórios do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e de uma unidade básica de saúde,a UBS Pica Pau, situada no Centro do município.
Em Várzea, a interdição aconteceu no consultório da UBS Dr. João Ferreira Costa; já em Lagoa de Pedras foi na UBS do Conjunto Crescer.
Nesta fiscalização aos 11 municípios foram checados a situação de 125 profissionais de odontologia, sendo 67 CDs, 42 TSBs, 15 ASBs e um TPD. Sem inscrição no CRO-RN foram identificados três dentistas, um TSB e um TPD. Já com inscrição caducada foram dois CDs e um TSB.
Municípios visitados
1) Várzea - 3 UBSs
2) Espírito Santo: 2 UBSs
3) Jundiá: 2 UBSs
4) Lagoa D'Anta: 2 UBSs
5) Passa e Fica: 5 UBSs e 1 privado
6) Santo Antônio: 7 UBSs e 1 privado
7) Lagoa de Pedras: 3 UBSs
8) Serrinha: 2 UBSs
9) Nova Cruz: 6 UBSs e 2 privados)
10) Passagem: 2 UBSs
11) Brejinho: 2 UBSs
AS INTERDIÇÕES
-UBS Dr João Ferreira Costa - Várzea;
-CEO - Santo Antônio
-UBS da Família VI - Santo Antônio
-UBS do Conjunto Crescer - Lagoa de Pedras
Santo Antônio
Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) – Rua Dr. Pedro Velho, s/n, Centro
Segundo os fiscais, o CEO de Santo Antônio não tem condições adequadas para os atendimentos a população.
O consultório 1 já está sem uso há pelo menos três anos. Foi desativado por problemas na cadeira odontológica.
O consultório 2 estava com vazamento nas pias, em especial na de lavagem de mãos, onde a água escorre pela sala. Instalação da cadeira inadequada, sendo feita via fiação comum direto na tomada. O fio passa pela cadeira e pia, com grave risco de acidente. Ar condicionado com mal funcionamento, não refrigera a sala.
Já o Consultório 3 está desativado, a cadeira sem funcionamento. Ar-condicionado insalubre, com mofo. Aparentemente, falta de manutenção.
No Consultório 4 os fiscais constataram barulho excessivo, podendo causar problemas de audição nos profissionais, além de estar respingando água dentro da sala, bem como cupim nos armários e infiltrações na parede.
A sala de Raio X não possui ar-condicionado, nem ventilação mecânica, além de muita sujeira nas paredes.
Na sala de Expurgo a pia está com bastante ferrugem, o que compromete qualidade da lavagem dos materiais. “Destacamos que as mobílias dos consultórios estão em péssimo estado de conservação e com mal cheiro”, diz um dos fiscais do CRO-RN.
A estrutura física do local aonde se encontra os compressores tem risco de desabamento, com rachaduras e os ferros das colunas expostos.
Durante a visita, os fiscais presenciaram dois pacientes protestando pelo atrasado nas entregas das próteses. Eles relataram aos fiscais que estão aguardando no mínimo há um ano, o que compromete a qualidade de vidas dos mesmos.
Ao solicitar a lista de funcionários do CEO, a fiscalização identificou um TPD sem inscrição.
A Fiscalização do CRO-RN fez a interdição total CEO, ficando os profissionais proibidos de atender até que sejam sanadas as irregularidades apontadas.
UBS Pica Pau, na Rua Manoel Faustino Soares, s/n, Centro
Os fiscais encontraram o consultório odontológico em condições insalubres, com muita presença de mofo no rodapé abaixo da pia, na parede próxima ao ar-condicionado. Já no rodapé da parede, próximo a porta, há infiltrações. O ar-condicionado em condição de insalubridade, com aparente falta de manutenção e limpeza.
Os profissionais de odontologia informaram que os atendimentos neste consultório foram suspensos desde o último dia 29 de maio. A secretaria de Saúde prometeu realizar as de obras para as manutenções devida.
Várzea
UBS Dr. João Ferreira da Costa, na rua Coronel Felipe Jorge, 1, Centro
A Fiscalização do CRO-RN encontrou o consultório em situação insalubre com infiltração e mofo no teto, com o revestimento do forro soltando massa pelo chão. Presença acentuada de ferrugem na base da cadeira odontológica e na cuspideira.
Os fiscais encontraram vários insumos vencidos, entre eles, anestésicos, além de instrumentais esterilizados sem datação, o que dificulta prever a qualidade da esterilização.
Os fiscais fizeram a interdição ética do consultório, com os profissionais de odontologia ficando à disposição da gesto, porém não podem atender no local até que os problemas sejam sanados.
Lagoa de Pedras
UBS Conjunto Projeto Crescer, Zona Rural
Os fiscais encontraram o consultório com Infiltrações, presença acentuada de mofo nas paredes, teto e janelas, tornando o ambiente insalubre para os profissionais e pacientes.
A cadeira odontológica sem lente do foco, inclusive, a iluminação da lente não é adequada. Armário sem vidro de proteção, insumos expostos. Apenas uma caneta odontológica disponível, impossibilitando o cumprimento das exigências sanitárias, não sendo possível realizar a esterilização entre pacientes.
Diante dos problemas, os fiscais interditaram eticamente o consultório até que gestão solucione as irregularidades apontadas no termo de Fiscalização No. 01377/2024.
Confira a galeria de fotos clicando aqui