CFO lança comemoração aos seus 60 anos na abertura do espaço Arena no Congresso Internacional de Odontologia
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) realizou, na manhã desta quarta-feira (24), o lançamento oficial das comemorações aos 60 anos de sua fundação, marco importante para a regulamentação da Odontologia e da profissão dos cirurgiões-dentistas no país. As atividades foram anunciadas durante a abertura do espaço Arena CFO, no estande do Conselho dentro do 41º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP). A programação comemorativa se estenderá até outubro, mês do cirurgião dentista.
“Em 2024, o CFO está completando 60 anos, um período que consolidou a Odontologia brasileira como uma das melhores do mundo, e nós escolhemos o 41º CIOSP para começar a celebrar junto com os cirurgiões-dentistas e cirurgiãs-dentistas de todo país. Este congresso é uma vitrine panorâmica da Odontologia no Brasil e no mundo”, destacou o presidente do CFO, Juliano do Vale.
Como parte da programação, estão previstos diversos eventos, entre eles congressos científicos, a serem realizados nos próximos 12 meses. As comemorações incluem ainda o lançamento da Caravana 60 anos, que vai percorrer as cinco regiões do país com o objetivo de promover a aproximação entre a classe e o conselho. A iniciativa vai envolver os conselhos regionais em uma grande ação para levar informação e esclarecimentos aos cirurgiões-dentistas.
Durante o Ciosp, Juliano fez um balanço das principais ações do Conselho ao longo do tempo. Entre elas estão, por exemplo, a mudança da sede do Rio de Janeiro para Brasília, interiorizando e democratizando as decisões; modernização de todas as atividades administrativas dos Conselhos através da implantação de diversas tecnologias, como o atendimento virtual e as eleições online; a identidade digital gratuita e, em breve, o certificado digital também gratuito a todos.
Também como parte da atuação do CFO, estão a criação da especialidade em Harmonização Orofacial, que ampliou e transformou o mercado de trabalho odontológico, o reconhecimento da Odontologia Hospitalar como especialidade, que veio na esteira da maior crise da pandemia. Além disso, houve o fortalecimento dos Conselhos Regionais, com maior repasse de recursos para garantir a autonomia da gestão e a eficiência da fiscalização.
Fundação
O CFO foi oficialmente criado em 14 de abril de 1964, com a aprovação da lei federal. A legislação nasceu como resposta a um movimento na Odontologia brasileira, no início da década de 60, que teve como meta a criação dos Conselhos de Odontologia. Pela nova Lei, foram criados o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Odontologia, constituídos em seu conjunto em uma Autarquia, sendo cada um deles “dotado de personalidade jurídica e de direito público, com autonomia administrativa e financeira e com a finalidade de supervisionar a ética profissional em toda a República, cabendo-lhes zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente.”
CFO no 41º Ciosp
Durante o 41º Ciosp, o Conselho Federal de Odontologia participa com um espaço de 812 m² para atendimento a cirurgiões-dentistas, auxiliares, técnicos, acadêmicos e população interessada. No local, será possível, por exemplo, fazer a identidade digital dos profissionais de odontologia, a CFO ID.
Além da Arena CFO, o estande contará com um estúdio totalmente equipado para a produção do podcast CFO Esclarece, onde serão realizadas entrevistas sobre os principais temas abordados durante o evento, como a internacionalização da odontologia brasileira, os riscos para a profissão com a proposta de formação EAD, entre outros.
No estande, durante os quatro dias do evento, estarão ocorrendo também reuniões dos plenários dos conselhos regionais de odontologia