Amigos homenageiam a Dra. Socorro Medeiros, dentista e terapeuta das PICS
Ela é Maria do Socorro Medeiros Santos, viúva, nascida em Natal, no dia 2 de março de 1953, a nonagenária de uma família de 10 irmãos, que partiu desse plano terreno na tarde do dia 13 de junho de 2023, aos 70 anos. Nesta segunda, 19, os familiares celebraram a missa de 7ª. Dia na Capela Casa da Criança, no Tirol.
Graduada em Odontologia pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), turma de 1976, a doutora Socorro, como era mais conhecida, foi servidora pública desde junho de 1977, tendo atuado na Estratégia Saúde da Família no município de Natal.
Especialista em Endodontia, a cirurgiã-dentista, mãe de Winne, seu único filho, em 2006 fez especialização em Educação Holística e Qualidade de Vida, pela UFRN.
Em 2018, começou a atuar como terapêutica no Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CERPICS), da secretaria Municipal de Saúde de Natal, e foi uma das entusiastas e que ajudou a criar a Comissão das PICS do CRO-RN, tendo sido sua primeira presidente, só se afastando este ano para iniciar seu tratamento contra um câncer no Pâncreas diagnosticado no início deste ano.
Como presidente da comissão da PICS, Socorro participou de várias reuniões mensais de palestras com terapeutas e professores dessas terapias integrativas no auditório do CRO-RN, juntamente os colegas dentistas.
No ano de 2022, em novembro, no ciclo de Atualização Cientifica do CRO-RN em Mossoró, a doutora Socorro foi palestrante e fez várias atividades com os participantes, cirurgiões-dentistas e auxiliares.
“A Socorro era muito atuante e cativava a todos com sua simplicidade, seu amor ao próximo, sua disposição em ajudar e levar seus conhecimentos e ensinamentos para deixar todos mais felizes”, lembra a presidente do CRO-RN, Dra. Jane Nóbrega.
Em março, no Dia da Mulher, Socorro foi homenageada pelo Conselho juntamente com outras dentistas, tendo comparecido ao evento com o seu filho Winne.
Habilitada em várias PICS, como Laserterapia, Meditação, Florais de Bach, Cromoterapia, entre outras terapias, a doutora Socorro compareceu ao evento da homenagem sorridente e esperançosa de vencer sua luta contra esta doença com o início do tratamento com a quimioterapia.
Religiosa e espiritualizada, na sua resiliência de sua evolução espiritual, colocou sua vida nas mãos de Deus, segundo relato do seu filho Winne, 37 anos, formado em Ciências Contábeis.
Winne lembra que sua mãe fazia parte do grupo Mãos de Luz que levava a Laserterapia para tratar as lesões das crianças que faziam tratamento contra o câncer no hospital Infantil Varela Santiago.
“Minha mãe fazia parte desse grupo, cujo nome foi dado por ela. E agora, no final de sua existência, ela recebeu este tratamento que ela fazia com as crianças. As amigas dela do próprio grupo Mãos de Luz foram no hospital, foram lá em casa fazer o que ela doou, que ela nem imaginava que receberia de volta”, diz o filho.
Ele conta que a mãe seguia os ensinamentos Perfect Liberty, um instituição religiosa fundada no Japão pós Segunda Guerra.
“Foi com os ensinamentos da Perfect Liberty, sua religião por mais de 40 anos, que ela encontrou o real sentido de sua vida e que é citada várias vezes no seu livro, Superando a si mesmo!”, relata o filho.
No seu livro “Superando a Si Mesmo!, lançado em 2020, Socorro em seus agradecimentos cita várias pessoas, como seus pais (Adauto e Maria Davina), o filho Winne, as primas Gláucia e Gleice, responsáveis pela revisão do conteúdo, a tia Mailde, que escreveu o prefácio, a irmã Rosinha pelas fotos das orquídeas que ilustram a obra e a sobrinha Amanda pela montagem das imagens, bem como o Dr. Rubens Barros de Azevedo.
O doutor Rubens, por quem a doutora Socorro tinha o maior carinho e apreço, foi o grande incentivador dela para escrever o livro e cuidou de sua edição e fez a apresentação da autora na “orelha” da primeira capa interna.
Na sua motivação para escrever o livro, a cirurgiã-dentista Socorro escreve que “ao fazer uma retrospectiva da trajetória da minha vida, de como era uma criança tímida e retraída, e de uma adolescente complicada e cheia de conflitos, me tornei terapeuta integrativa, então, pensei: como posso expressar minha gratidão para com o Universo?”
Segundo ela, motivada em querer compartilhar sua “história de superação e contribuir com a evolução espiritual do leitor, nasceu o desejo de construir este livro, na certeza de que a resiliência não é um privilégio de uns e sim, uma força poderosa que está dentro de todos”.
No agradecimento que faz a sua irmã Rosa, a cultivadora de orquídeas, Socorro diz:
“Para superar a si mesmo, sejamos como as orquídeas que se apresentam de várias formas, diversas cores e de variados tamanhos, vivificadas pelos processos vitais da natureza; para nós a seguinte lição: precisamos a cada dia nos reinventarmos com novas imagens, comportamentos e ampliação da consciência, utilizando a força da resiliência que existe em nós.”
E assim os amigos se despendem desse ser humano impar que partiu com na sua resiliência de dever cumprido nessa sua passagem terrena e de muitos aprendizados.
Admirável
“Querida Socorro, grande ser humano, de sabedoria, força e luz. Referência na Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Dona de um dos melhores corações que eu conheci. Admirável como pessoa e profissional. Deus conforte o coração de toda família.”
– Dra. Jane Nóbrega, presidente do CRO-RN
Energia Positiva
“Socorro sempre nos deixou pra cima, ela tinha energia positiva em seu estado natural e mais puro, transformou vidas por onde passou, no trabalho, nas suas palestras, todos os dias fazia as pessoas se entenderem felizes. Lembremos dela com alegria.”
– Dr. Gláucio de Morais e Silva, conselheiro Federal e ex-presidente do CRO-RN
Gratidão
“A Dra. Socorro Medeiros, primeira Presidente fundadora da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do CRORN, sempre será uma pessoa muito querida e especial para nós. Somos muito gratos pela sua dedicação e contribuição para a Odontologia e as PICS no RN. Que Deus a receba em luz e conforte o coração de todos da família.”
– Dra. Maria Alice Fuscella, atual presidente da PICS e coordenadora do curso de Odontologia do UNIFACEX
Saudade
“Querida Colega, Grande Amiga, nobre Titular da SBDE. Que a sua trajetória rumo à Eternidade seja tão luminosa quanto a sua trajetória terrena, onde semeou centenas de Amigos e Admiradores do seu belo trabalho. Sempre transmitiu com muito amor seus facetados conhecimentos, não só odontológicos como em relação às PICS – Práticas Integrativas Complementares de Saúde – pois presidiu, sempre com muita competência e dedicação, a Comissão das PICS, do CRO-RN. Escreveu excelente livro – Superando a si mesmo! – acalentado sonho, onde descreveu de maneira singela, porém, objetiva, a brilhante carreira profissional e de superação pessoal, legando aos seus privilegiados leitores muito valiosas informações. Siga em paz, com as bênçãos de Deus!”
– Dr. Rubens Barros de Azevedo, presidente nacional da Sociedade Brasileira de Dentistas Escritores.
Gratidão e Fé
“Minha Mãe é um ser que me faltam palavras para a descrevê-la, por isso que é tão difícil para mim neste momento falar sobre ela. Sua bandeira é a gratidão e a fé, pois nunca a vi triste devido à enfermidade, para ela, tudo faz parte do processo. Boa parte do que sou, senão tudo, veio dela, sua essência é o amor e o perdão, pois ela sempre fala: ´aquilo que você fez era o que você sabia fazer naquele momento´. Ela apenas trocou de plano, mas vai continuar ajudando, agora com mais ferramentas, pois o dever dela é servir.
- Winne Medeiros Santos, filho de Socorro
Muita Luz
“Falar de Socorro, para mim, é uma glória. Pessoa dedicada a sua vida, ao bem das pessoas, dedicação principalmente às PICS. Foi uma figura, talvez, a maior do Brasil inteiro, que participam das práticas complementares. A sua partida me pegou de surpresa, mas com a felicidade de saber que ela agora está em um bom lugar, ao lado do Criador. Ela liderou a PICS com como presidente da comissão de maneira muito exemplar, sempre dedicada e nunca se omitiu de ajudar as pessoas. Tinha iniciado sua produção literária com o seu primeiro livro. Que Deus o tenha num lugar de muita luz.”
- Dr. José Ferreira Campos Sobrinho, professor aposentado da UFRN e integrante da Comissão da PICS do CRO-RN