Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

CRO-RN adquire terreno para a construção da nova sede da Odontologia do RN.

O CRO-RN oficializou na última sexta-feira, 28, aquisição de um terreno no bairro da Candelária, próximo ao hotel Monza, para a construção da sua nova sede.

O início dessa compra foi a assinatura do convênio em Brasília, em abril, na presença dos presidentes do CFO (Conselho Federal de Odontologia), DR. Juliano do Valle, e do CRO-RN, Dra. Jane Nóbrega. Neste convênio, o CFO enviou os recursos para a aquisição do terreno.

A área de cerca de 900 metros quadrados está localizada na rua Militão Chaves, esquina da rua João Paulo I, em Candelária, a 150 metros da avenida Salgado Filho, e a 700 metros da avenida Prudente de Morais. O valor da compra foi de R$ 735 mil, pago com recursos de convênio com CFO.

O casal Wilma Wanderley Fernandes e Manoel Ramalho de Oliveira, dono do terreno, compareceu na sexta-feira no Conselho para assinatura da transferência da escritura pública de venda.

 

A presidente do CRO-RN agradeceu o presidente do CFO e toda a sua diretoria pela sensibilidade em atender o pleito da odontologia potiguar, lembrando que a atual sede do Conselho, na Rua Cônego Leão Fernandes, 619, em Petrópolis, foi uma realização do então presidente, Dr. Lenilson Carvalho, que também junto ao CFO conseguiu os recursos para a compra do terreno e para a construção da sede própria, deixando uma antiga sala da avenida Rio Branco, 571, no centro de Natal, em 1973.

 

Em setembro de 1997, depois de 24 anos na Rio Branco, o CRO-RN se mudava para atual sede, mais moderna, com dois pisos e auditório para 60 pessoas.

 

“Na época do doutor Lenilson, no seu arrojo administrativo, quando o Conselho tinha cerca de 2 mil profissionais inscritos, entre dentistas e auxiliares, a sede nova foi entregue para abrigar a autarquia, sob os aplausos da odontologia potiguar”, diz a presidente.

 

O ex-presidente Lenilson lembra que no início até houve umas resistências de alguns colegas dentistas, mas depois que a sede nova foi construída e entregue para a categoria, o pessoal entendeu que odontologia potiguar já não mais cabia na antiga sede.  

 

Depois de 26 anos desse feito, o CRO-RN neste início de 2023 dá o primeiro passo para a concretização do projeto de construção da nova sede para atender a nova realidade da odontologia potiguar.

 

Neste período, o número de registros de profissionais no Estado mais que triplicou, saltando dos cerca de 2 mil da década de 90 para os atuais 8.837 dentistas e auxiliares.

 

Em números absolutos, neste início de 2023, o CRO-RN já tem inscritos 5.084 cirurgiões-dentistas (CD), 1.634 técnicos em saúde bucal (TSB), 1.822 auxiliares em saúde bucal (ASB), 196 técnicos em prótese dentária (TPD) e 101 auxiliares em prótese dentária (APD), além das 559 EPAO (Entidades Prestadoras de Assistência Odontológica – clínicas), dos 52 LB (Laboratórios de Próteses) e 11 ECIPO (Empresa que comercializa e/ou industrializa produto odontológico).

 

A Dra. Jane Nobrega explica que a decisão da diretoria do Conselho pela aquisição desse terreno na Candelária se deu pela sua localização, de acesso fácil as duas maiores avenidas da capital potiguar, a Prudente de Morais e a Salgado Filho, próximo ao campus da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

 

“A compra do terreno levou em conta a sua localização, que facilita o acesso dos profissionais de odontologia que utilizam o transporte coletivo”, explica a presidente do CRO-RN.

 

“A sede atual foi construída há 26 anos e hoje já não mais atende as necessidades do Conselho, faltando espaço para comportar todos os setores da administração da autarquia e faltando espaço para abrigar as comissões de Ética e Fiscalização, a Procuradoria Jurídica, a Contabilidade e a Assessoria de Imprensa”, diz a Dra. Jane.

 

Segundo a Dra. Jane, as audiências éticas acontecem hoje no auditório ou mesmo na sala do plenário, enquanto o setor Jurídico ocupa a atualmente a sala da presidência da autarquia.

 

“A atual diretoria do Conselho está olhando para o futuro da Odontologia Potiguar e o nosso desejo é entregar para as futuras gerações de profissionais da odontologia uma nova sede dotada de mais conforto, tecnologia e funcionalidade para melhor atendê-los”, explica a presidente.

 

“Em breve, está é a intenção da atual diretoria, elaborar um projeto arquitetônico da nova sede, que vai incluir a construção de um auditório maior e que comporte a nossa realidade de inscritos, além oferecer aos profissionais da Odontologia um espaço moderno para realização de eventos”, diz a Dra. Jane Nóbrega.

 

“O convênio com CFO visa promover melhores condições de infraestrutura, com estacionamento e auditório para realizar eventos e oferecer mais segurança, proporcionando melhorias no acolhimento e atendimento prestado aos profissionais de odontologia e a sociedade em geral”, finaliza.

Outras Notícias