Cirurgiã-dentista representando o CRO-RN é eleita vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde do RN

O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte (CES/RN) realizou na sexta-feira, dia 31 de março de 2023, a eleição para sua nova mesa diretora, sendo eleita como vice-presidente a cirurgiã-dentista Dra. Jomara Carneiro, representando o CRO-RN (Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte) no CES, pelo segmento de trabalhadores da saúde.

A cirurgiã-dentista Jomara Carneiro ressalta a importância dos profissionais da Odontologia nesses espaços de decisão para as políticas públicas de saúde para o fortalecimento do exercício da Odontologia no SUS (Sistema Único de Saúde brasileiro”.

“Nos últimos anos, nós, profissionais da Odontologia, percebemos um desinteresse de gestões públicas em manter e até mesmo fortalecer o exercício da Odontologia dentro do SUS, como se a saúde bucal do povo brasileiro não fizesse parte da saúde em geral”, afirma a Dra. Jomara.

Ela destaca que “hoje, 75% da população brasileira usa o serviço da Odontologia do SUS e devemos estar nesses espaços de decisão, como nos Conselhos de Saúde, tanto municipais, quanto estaduais para defender e mostrar as necessidades do exercício da Odontologia dentro do SUS”.

A vice-presidente do CES afirma que, assim como o SUS, a saúde bucal tem muito a avançar e crítica o retrocesso dos últimos anos.

“Temos muito o que avançar ainda no SUS e a saúde bucal, principalmente. É inadmissível vermos retrocessos, como fechamentos de equipes de saúde bucal na Atenção Primária em alguns municípios, bem como a ausência de uma Odontologia Hospitalar nos Hospitais Estaduais do nosso Estado, além da oferta de serviços para pessoas com deficiência”, destaca.

A Dra. Jomara chama a atenção também para a regionalização e interiorização de serviços que hoje são concentrados mais na capital do Estado.

A cirurgiã-dentista Aldenísia Albuquerque, como secretária Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante, também faz parte da nova composição do CES representando o COSEMS-RN (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN).

CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE

Além de sua eleição para vice-presidente do CES, a cirurgiã-dentista também foi indicada para ser a Coordenadora Geral da 10ª Conferência Estadual de Saúde, que acontece no dia 14 de abril, das 8h às 16h, no auditório da Escola de Saúde Pública do RN, em Natal.

Segundo a DR. Jomara, a conferência acontece a cada quatro anos para eleição de propostas para compor o Plano de Ação da Saúde Estadual, bem como criar Diretrizes Nacionais que darão norte para a criação de novas políticas públicas de saúde para o país.

“Esse é o momento importante para que os profissionais da Odontologia participem e mostrem as necessidades e condições para uma saúde bucal de qualidade para os potiguares e até para os brasileiros”, diz a cirurgiã-dentista.

“É fundamental o engajamento da nossa categoria para fortalecer as políticas públicas de saúde bucal, tanto no nosso Estado, quanto em nosso país”, concluir a Dra. Jomara Carneiro, que mora e trabalha na Estratégia Saúde da Família, em Caicó, sendo a representante do CRO-RN na 4ª. Região de Saúde, que abrange 25 municípios do Seridó.