CFO celebra 34 anos de história do Sistema Único de Saúde (SUS)
Celebramos hoje, 19 de setembro, o 34° aniversário do Sistema Único de Saúde (SUS), que desde a implementação da Constituição Federal de 1988 oferece a todo cidadão brasileiro acesso integral, universal e gratuito aos serviços de saúde.
A lei Nº 8080, de 19 de setembro de 1990, “dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências”.
A regulação do SUS se deu no governo Fernando Collor, quando o ministro da Saúde era o paranaense Alceni Guerra.
São 34 anos da criação do SUS e 32 anos de sua regulação.
Para a Odontologia, um dos exemplos mais emblemáticos de política pública voltada à saúde bucal é o Programa Brasil Sorridente. Criado em 2004, o Programa tem por objetivo impulsionar práticas e introduzir a saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo tratamento e atendimento gratuito à população. Atualmente, o SUS dispõe de Equipes de Saúde Bucal em diversos municípios brasileiros com Cirurgiões-Dentistas e Auxiliares em Saúde Bucal (ASB) compondo as equipes de Saúde da Família, além de Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).
É com muito orgulho que o CFO relembra a data e ressalta a importância de um dos maiores e melhores sistemas de Saúde Públicos do mundo, que beneficia cerca de 180 milhões de brasileiros.
Ascom CFO