Com mais de 200 empresas presentes, 39º CIOSP proporcionou experiências interativas, serviços, campanhas de saúde bucal, discussões sobre saúde pública e extensa grade científica.
Realizado entre 29 de junho a 2 de julho, o CIOSP trouxe mais de 200 empresas oferecendo produtos e serviços que são a grande tendência do mercado odontológico, além de promover experiências ricas na área científica, para aprimorar ainda mais o conhecimento de Cirurgiões-Dentistas, profissionais auxiliares e técnicos e os acadêmicos de Odontologia.
O 39º Congresso de Odontologia Internacional de São Paulo (CIOSP) foi realizado no Palácio das Convenções do Distrito Anhembi, situado à Avenida Olavo Fontoura, 1209, em Santana, São Paulo (SP). Esta é a primeira edição realizada presencialmente após dois anos de hiato em função do isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19.
Estandes diversos trabalharam com lançamentos de produtos, alguns inclusive com livros de nomes consagrados da Odontologia Brasileira e Internacional, difundindo ainda mais a literatura do segmento. Outros apostaram em serviços para a Classe Odontológica. Foi o caso do Conselho Federal de Odontologia (CFO), que ofereceu em seu amplo espaço, de forma inédita, uma série de serviços para a categoria. Entre eles, atualizações cadastrais, requerimentos diversos, parcelamentos e pagamentos, emissão da identidade digital (CFO ID), serviços para acadêmicos de Odontologia, entre outros. Além da prestação de serviços, o espaço foi reservado para reuniões de entidades de Classe, fortalecendo ainda mais a união entre os profissionais que lutam por uma Odontologia de excelência.
“O stand montado pelo CFO no CIOSP possibilitou o encontro de diversos colegas que comungam dos mesmos ideais. Fiquei muito feliz em ver o quanto nosso Conselho tem trabalhado para sempre se reinventar”, destacou Victor Teixeira, Cirurgião-Dentista especialista em CTBMF, que esteve conferindo todas as atividades do espaço CFO no CIOSP a partir do dia 30 de junho.
Também Cirurgião-Dentista e coordenador de saúde bucal da Prefeitura de Ribeirão Preto, Artur Rocha Martini esteve no espaço CFO e aproveitou para fazer sua identidade digital, o CFO ID. “A primeira coisa que quis fazer no Congresso foi a identidade digital. É preciso se modernizar, e estamos vendo isso acontecer. É visível que o CFO tem realmente investido no Cirurgião-Dentista no CIOSP, o perfil mudou positivamente. Fico muito feliz e quero parabenizar toda a diretoria, as pessoas estão realmente empenhadas e engajadas, todos fazendo um excelente trabalho”, comentou.
O espaço também possibilitou a realização de diversas reuniões entre entidades de classe, reforçando campanhas de saúde bucal. Uma delas, da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), levou a Campanha de 2022, com o tema ‘Mau hálito: na dúvida, pergunte!’, ao presidente do CFO, Juliano do Vale, que logo propuseram apoio do Conselho para a campanha deste ano. “Na mesma ocasião, mostramos a importância do cirurgião-dentista como profissional fundamental nos cuidados com pacientes que se queixam de Halitose e quais os procedimentos a serem feitos”, destacou a presidente da ABHA, Karyne Magalhães.
Avaliando a presença do CFO no 39º CIOSP, o presidente do Conselho Federal de Odontologia, Juliano do Vale, afirmou ter sido uma experiência rica para a entidade participar da edição 2022 do Congresso. “Recebemos muitas palavras de apoio e de consideração, de elogios por estarmos nos aproximando da categoria. Levamos um espaço em que a Classe Odontológica conseguiu ser acolhida, ao mesmo tempo, obteve informações sobre serviços prestados, sobre como é a atuação do CFO e dos CROs e, principalmente, possibilitou estar ao lado de representantes dos Conselhos de todo o Brasil”, comentou.
Vale também elogiou a participação dos jovens acadêmicos em relação aos Conselhos. “Devemos criar uma consciência nos estudantes, para quando se formarem, já estejam cientes sobre o funcionamento do Sistema CFO e CROs. E o mais importante: fazer com que acadêmicos, Cirurgiões-Dentistas e toda a Classe Odontológica entendam que os Conselhos, tanto Federal quanto os Estaduais, trabalham para melhorar cada vez mais a Odontologia. Nosso papel é fiscalizar e corrigir condutas éticas equivocadas, o que valoriza os bons profissionais”, completou.
APCD e ABCD fazem balanço do 39º CIOSP
Organizado pela Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), o CIOSP chegou a sua 39ª edição em 2022 e, conforme o presidente da entidade, Wilson Chediek, o Congresso obteve êxito tanto do ponto de vista de público, da feira em si e do conteúdo científico. “Citaria como um dos pontos altos desse evento a parceria que fizemos, nós da APCD, junto com a ABCD e o CFO. Essa parceria com o CFO trouxe a presença dos 27 conselhos regionais de todo o território nacional”, avaliou.
Além da parceria, que fez questão de destacar a união das entidades de Classe tanto sindicais quanto associativas e de autarquias federais, Chediek salientou que Cirurgiões-Dentistas de todos os estados estiveram presentes no CIOSP, e em especial, profissionais oriundos de outros países da América Latina “Não foram só os Cirurgiões-Dentistas, mas os proprietários de Dentais. Eles vieram ao CIOSP para comprar e prestigiar a indústria brasileira deste setor na nossa feira. O CIOSP passou a ser um ponto de referência para esse mercado, o que é muito importante”, lembrou.
Chediek também pontuou que houve uma integração muito grande sobre discussões pautadas na saúde pública durante o Congresso, e não somente a grade científica, que sempre é muito esperada. “Esse encontro sobre Saúde Pública no SUS foi muito importante, porque contou com a participação dos coordenadores de saúde bucal de todos os estados do Brasil, dos coordenadores de saúde bucal dos municípios, de capitais e do Ministério da Saúde. As três esferas participaram desse debate tão importante, que nós temos como base a saúde bucal para o SUS, ou seja, para o atendimento em todas as UBS, hospitais públicos. É exatamente isso que nós temos de implementar cada vez mais no Brasil”, defendeu.
Durante o CIOSP, foram abordados assuntos em quase todas as especialidades, além dos cursos e Hands On. Um dos diferenciais desta edição, conforme o presidente da APCD, foi a gratuidade de todo o evento para todos os Cirurgiões-Dentistas e profissionais auxiliares e técnicos. “O CIOSP é um evento organizado pela APCD, mas tem a participação de todas as entidades do Brasil. Desde a área sindical quanto à área associativa, autarquias federais, os órgãos públicos ligados à saúde bucal. Enfim, o CIOSP representa a festa da Odontologia não só brasileira, latina e posso dizer mundial. Nós tivemos várias associações de outros países, como o México, Argentina, Portugal, Estados Unidos, e por aí vai”.
Para Chediek, o CIOSP é a festa de todas as profissões que fazem a Odontologia e não há lugar no mundo em que se reúna tantas atividades com o benefício da gratuidade ao público. “É a Disneylândia da Odontologia, pois o congressista confere o que há de mais moderno em equipamentos, material de trabalho, consumo, é também uma oportunidade de fazer o Hands On, manipular o material para conhecer a textura, conferir uma palestra demonstrativa desse produto, a qualidade dele, para que o profissional possa tomar a melhor decisão, trocar ou continuar com a mesma marca/produto que utiliza. O CIOSP dá trabalho para organizar, é grandioso, mas ele é feito com dedicação para a nossa classe. Por isso, agradeço nossos colaboradores da APCD por tornar o Congresso uma realidade e, claro, a todos os Cirurgiões-Dentistas e Professores que compareceram para ministrar as suas palestras, seus cursos, que fazem um trabalho excepcional de transmitir conhecimento a todos, às mesas expositoras, enfim, a todos que puderam proporcionar o espetáculo que foi. Espero reencontrar todos na edição de 2023!”, completou.
Já o presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD), Silvio Cecchetto, ressaltou que a presença maciça de congressistas e público em geral foi um dos pontos mais positivos do evento. “Nos surpreendeu muito. Imagino que os todos os expositores estiveram satisfeitos com a possibilidade de novos negócios e os colegas, Cirurgiões-Dentistas, também ficaram contentes pela oportunidade de retomarmos o CIOSP após dois anos sem congresso de forma presencial. Para nós, da ABCD, foi gratificante. Diria até emocionante como as coisas aconteceram e de ver que todos nós pudermos estar juntos, privilegiando o Cirurgião-Dentista para que ele pudesse voltar ao CIOSP em condições bem cuidadosas em função da pandemia, levando em conta os espaços amplos que foram construídos, para que não houvesse muita aglomeração, embora houvessem as filas para determinados estandes”, comentou.
Cecchetto também destacou a feira comercial como uma das principais atrações junto com as palestras e cursos que foram ministrados durante os quatro dias de Congresso. “Acredito que, para a Odontologia do Brasil e da América Latina, o 39º CIOSP foi extremamente saudável e de bastante trânsito de conhecimento. Foi um momento muito especial e mágico”, concluiu.
imprensa@cfo.org.br