Fiscalização do CRO-RN visita nove municípios, fiscaliza 34 UBS e interdita eticamente seis consultórios
A equipe de Fiscalização do CRO-RN visitou, no período de 7 a 11 de fevereiro, 34 unidades básicas de saúde em nove municípios, resultando na interdição ética em seis consultórios de unidades básicas de saúde (UBSs) e Centro de Especialidades Odontológicas (CEOS) em Apodi, Caraúbas, Messias Targino e Olho D’Água do Borges.
Os outros municípios visitados foram Campo Grande, Janduís, Patu, Rafael Godeiro e Felipe Guerra, onde a fiscalização fez algumas recomendações para melhorar as condições dos consultórios.
As seis interdições foram em consequência das condições insalubres dos consultórios, que não apresentam condições de biossegurança para o atendimento dos pacientes e de trabalho para os profissionais da equipe bucal.
Em Apodi foram interditados dois consultórios, um na UBS Caic, no bairro de Lagoa Seca, e o outro na UBS IPE, no bairro do mesmo nome.
Nos dois consultórios os fiscais constataram infiltrações e mofo nas paredes. No consultório da unidade do Caic o compressor está quebrado há cerca de 7 dias, falta de lixeira para material perfuro cortante e só uma lixeira na sala, quando o recomendável são duas.
A equipe de Fiscalização também orientou a equipe de Saúde Bucal da necessidade de esterilização da caneta a cada atendimento.
Em Caraúbas a interdição ética aconteceu em dois consultórios, sendo um no consultório 3 da especialidade Periodontia do CEO, localizado no bairro Alto São Severino, que apresenta infiltração e mofo nas parede e teto. A mesma situação na sala do raio X; o outro localizado na UBS Sebastião Ferreira de Oliveira, no conjunto Antonio Linhares, no bairro Liberdade. Consultório também com infiltração e mofo nas paredes e teto.
Em Olho D´Água do Borges o consultório interditado foi na UBS Francisca Belarmina da Conceição, no Centro, que está com infiltração e mofo nas paredes e teto. A cadeira odontológica tem ferrugem na base e a sala com lâmpadas queimadas. Ausência de lixeira para resíduos infectantes. Apenas uma lixeira no consultório, a outra está quebrada.
Já em Messias Targino a interdição ética ocorreu no consultório do CEO destinado ao atendimento de endodontia, cirurgia e diagnóstico oral. A sala apresenta infiltrações e mofo nas paredes. Falta de suporte para a caixa de lixo de perfuro cortante e de uma lixeira com pedal.
No caso dos consultórios com infiltrações e mofo, a Fiscalização do CRO-RN recomenda aos gestores o revestimento das paredes com cerâmica.
Municípios visitados no período de 07 a 11 de fevereiro:
Apodi,
Felipe Guerra,
Caraúbas,
Olho D’água dos Borges,
Rafael Godeiro,
Messias Targino,
Janduís,
Patu;
Campo Grande.
Confira a galeria de fotos clicando aqui