Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Cirurgiões-dentistas bucomaxilofaciais do RN fazem alerta sobre acidentes e cirurgias no Maio Amarelo

Cirurgiões-dentistas bucomaxilofaciais do RN fazem alerta sobre acidentes e cirurgias no Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento que nasceu para a chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Este ano, 2021, a campanha é “Respeito e Responsabilidade. Pratique no Trânsito”.

A campanha 2021 tem o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, ligado ao Sistema CNT (Confederação Nacional do Transporte) como apoiador central.

No Brasil, o objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil para colocar o tema segurança viária em pauta.

Pandemia reduz acidentes de motos em Natal.

Com a pandemia da Covid-19, o número de acidentes de motocicletas em Natal, segundo a STTU, caiu 23% em 2020 em comparação aos números de 2019.

As mortes causadas pelos acidentes de motos também registraram quedas de 35%, sendo que em 2020 morreram 16 pessoas contra 24 de 2019.

Os acidentes de motos representam 18% do total de acidentes que a STTU registra por ano na capital potiguar.

Segundo o diretor do Departamento de Educação de Trânsito da STTU, Kasteen Carlos Aquino e Silva, a queda em acidentes foi o reflexo da pandemia, que devido as restrições impostas para reduzir a circulação de pessoas na capital, acabou retirando de circulação milhares de carros.

“A pandemia chegou e com os decretos fecharam os bares. O pessoal começou a beber em casa e diminuiu o fluxo nas vias”, diz Silva, em entrevista para a Tribuna do Norte.

O número de motos registradas no Detran somente na capital chega a mais de 100 mil, representando 21,5% do total da frota do Estado.

Abaixo, os cirurgiões-dentistas bucomaxilofaciais do Rio Grande do Norte fazem um alerta sobre acidentes e cirurgias no Maio Amarelo.

 

No maior pronto-socorro de Natal, Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, os acidentes de moto já responderam por 70% do número de internações

O Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial apoia, neste mês, a campanha Maio Amarelo, reforçando a prevenção ao trauma de face.No maior pronto-socorro de Natal, Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, os acidentes de moto já responderam por 70% do número de internações. Segundo o Ministério da Saúde, entre 2002 e 2012, o número de internações nos hospitais cresceu 115% no país, enquanto no Rio Grande do Norte este índice foi de 153,4%.

Para o Cirurgião Buco-maxilo-facial e coordenador do Capítulo da Paraíba e Rio Grande do Norte, Kerlison Paulino de Oliveira, a demanda por procedimentos cirúrgicos ocorre em decorrência, principalmente, da crescente violência urbana, acidentes automobilísticos e motociclísticos, quedas e violência por arma de fogo, além dos fatores socioeconômicos e do envelhecimento da população, predispondo-a a acidentes domésticos, entre outros.

As estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN), no ano de 2019, demonstram que a frota de motos no Rio Grande do Norte responde por 534.630 unidades registradas no Detran. No período de 2009 a 2018, os valores gastos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) foram da ordem de 3 bilhões. Apenas estado do Rio Grande do Norte, tais gastos custaram 42,4 milhões. No período citado houve 26 mil internações em decorrência dos acidentes nas ruas e rodovias que cruzam o estado. A maior média registrada de vítimas ocorreu em 2015, quando 29 novos pacientes eram atendidos por dia. Já em 2019, esta média diminuiu para 17,2 ocorrências diárias.

“Estes dados demonstram que as campanhas de informação e conscientização vêm mostrando resultados. No entanto, os quadros de gravidade dos casos que recebemos, a superlotação dos corredores e a impressão nos plantões de fim de semana são de que essa demanda permanece muito alta e preocupante, pois os traumatismos podem exigir tratamentos de alta complexidade, além de poderem resultar em sequelas significativas à integridade física dos pacientes, devido à escassez de insumos ortopédicos. Isso implica negativamente na qualidade de vida das vítimas de acidentes de trânsito, além de resultar em alto custo social e econômico, inclusive com crescentes judicializações”, afirma.

 “Esses dados são de extrema importância para justificar a expressiva e crescente demanda de pacientes que necessitam de procedimentos cirúrgicos na especialidade de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, sejam de urgência/emergência ou eletivos, nos hospitais da Rede Estadual de Saúde do Estado. Não podemos prescindir da presençado material cirúrgico, como órteses, próteses e materiais especiais - OPME, na Unidade do Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel, sob pena de inviabilizar assistência adequada à população", alerta o especialista. O Complexo Monsenhor Walfredo é o maior hospital público para atendimento do trauma no Rio Grande do Norte.

Outras Notícias