Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Comissão de Fiscalização do CRO-RN desinterdita três consultórios: dois em Arêz e um em Alexandria

Comissão de Fiscalização do CRO-RN desinterdita três consultórios: dois em Arêz e um em Alexandria
Consultório dentário da UBS Nascença, em Arêz, depois das reformas, foi desinterditado pelo CRO-RN

Assim como interdita eticamente consultórios sem condições de atendimento, o CRO-RN também desinterdita aqueles que as gestões municipais fazem as adequações necessárias seguindo as orientações dos fiscais em suas notificações. Assim, liberou dois consultórios em Arêz e um em Alexandria para retornarem aos atendimentos odontológicos.

O dois consultórios em Arêz e um em Alexandria que foram interditados em fevereiro de 2021 em julho de 2019, respectivamente, agora foram desinterditados para os atendimentos, após as secretárias de Saúde daqueles municípios terem enviados as fotos das novas condições das salas.

Os consultórios de Arêz agora liberados foram interditados no dia 22 de fevereiro de 2021, sendo um na Unidade Básica da Rua Arthur Marinho Menezes, Centro, e o outro na UBS Nascença, no sitio Nascença, na zona rural. O motivo as condições de insalubridade dos ambientes das salas.

O consultório 02 do Cento de Saúde Dr. Gregório de Matos, em Alexandria, foi interditado em 2 de julho de 2019, após visita anterior em janeiro de 2018 já ter identificado os problemas de insalubridade.

A Comissão de Fiscalização do CRO-RN só lamenta a morosidade da gestão municipal de Alexandria em demorar três anos para realizar os serviços já apontados pela visita dos fiscais em janeiro de 2018.

ARÊZ

A Coordenadora da Atenção Básica do município, Andreia Paiva, encaminhou fotos dos dois consultórios por e-mail para a desinterdição a distância.

Segundo ela, todas as recomendações da Fiscalização do CRO-RN foram seguidas para corrigir as irregularidades.

Andreia também informou que outras cinco notificações (no. 1801, 1802, 1804, 1805 e 180) referentes a outros consultórios de UBS também foram sanados os problemas.

“Diante disso, aguardamos um retorno desse órgão para que possamos voltar a realizar nossas atividades, sem prejuízo para nossos colaboradores e a comunidade”, escreveu ela no e-mail pedindo desinterdição dos dois consultórios da UBS Nascença que abriga as ESF I e III.

Presidente da Comissão de Fiscalização, a conselheira Jane Nóbrega explica que a desinterdição feita à distância pelas fotos enviadas é feita na confiança de que a gestão municipal realmente atendeu todas as recomendações para sanar os problemas que levaram as interdições éticas.

A presidente da Comissão de Fiscalização explica que as autorizações para a desinterdição acontecem com base no relato e registro fotográfico que as gestões enviam para provar que foram atendidas as recomendações dos fiscais, mas posteriormente o CRO-RN faz uma nova visita às UBSs para ver in loco se realmente os problemas constados anteriormente foram sanados.

“Se na visita presencial os fiscais entenderem que problemas graves continuam, o consultório pode ser interditado eticamente novamente”, explica a Dr. Jane Nóbrega.

"As visitas para as fiscalizações do CRO-RN resultam em melhoria das condições de trabalho dos profissionais de odontologia e de atendimento dos usuários do SUS, com alguns gestores relatando que depois as notificações são usadas para mostrar aos secretários de Saúde dos Municípios e até mesmo aos prefeitos das necessidades de melhorias nos consultórios interditados", diz a presidente da comissão.

Confira a galeria de fotos clicando aqui

Outras Notícias