CFO: Medidas essenciais de prevenção e biossegurança podem garantir atendimento odontológico seguro
Em entrevista ao jornal Jovem Pan News, o Presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale, destacou a importância das medidas essenciais de prevenção e biossegurança em ambientes odontológicos para combater a COVID-19.
Desde o início da pandemia, o CFO divulgou recomendações específicas para garantir maior segurança nos procedimentos odontológicos, considerando os cuidados no ambiente clínico, pelo Cirurgião-Dentista, pela equipe auxiliar e pelos pacientes.
Na reportagem, Juliano do Vale, ressalta que o risco de contágio da COVID-19 nos consultórios odontológicos é praticamente o mesmo de qualquer outro ambiente. “O risco de contaminação dos consultórios odontológicos pode ser minimizado ou até mesmo eliminado, se forem adotadas todas as recomendações que envolvem métodos de desinfecção e esterilização de equipamentos, instrumentais e materiais odontológicos e o uso adequado de equipamentos de proteção individual. Além disso, é importante ratificar que o Cirurgião-Dentista e a equipe técnica possuem preparo profissional para lidar com ambientes de alto risco biológico”, explicou.