CRO-RN interdita consultório odontológico da UBS em Natal por falta de condições salubres
A equipe de Fiscalização do CRO-RN interditou no dia 7 de março um consultório da Unidade Básica de Saúde de Nortelândia, no bairro de Lagoa Azul, na zona Norte de Natal, por falta de condições salubres para atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUs) e de trabalho os profissionais de odontologia, dentista e auxiliar.
A fiscal e conselheira Jane Nobrega, presidente da Comissão de Fiscalização, informou que a interdição ética foi comunicada ao gestor para que tome as providências para sanar as irregularidades encontradas pelos fiscais do CRO-RN.
Os fiscais Jane Nóbrega e Ruy de Bessa observaram a presença de muito mofo e infiltração nas paredes e teto. “As questõesde Biossegurança foram os principais motivos para a interdição deste consultório”, explicou Jane, que espera que a secretaria Municipal de Saúde de Natal tome as providencias para a reforma e assim a unidade volte a atender a população.
"O CRO-RN só interdita um consultório odontológico em último caso, quando as condições insalubres colocam em risco a saúde dos usuários e dos profissionais de odontologia que ali trabalham, como os dentistas e auxiliares", diz a presidente da Comissão de Fiscalização da autarquia.
FISCALIZAÇÃO PELO INTERIOR
Segundo a conselheira Jane Nóbrega, nos primeiros dois meses de 2019 as equipes de Fiscalização do CRO-RN já visitaram nos dois primeiros meses deste ano 45 municípios, sendo 29 em janeiro e 16 em fevereiro.
Foram 10 interdições em consultórios de UBS e apenas uma desinterdição em Pedro Avelino.
Fiscalizações em Janeiro/2019:
Dias 7 e 08
Municípios: Canguaretama e Vila Flor.
Dias 09, 10 e 11
Municípios: Apodi, Areia Branca, Governador Dix Sept Rosado, Grossos, Serra do Mel, Tibau, Upanema.
Interdição ética em 2 consultórios odontológicos em 2 UBS de Serra do Mel.
Dias 14, 15 e 16
Municípios: Afonso Bezerra, Angicos, Parazinho e Pedro Avelino.
Desinterdição de consultório odontológico de 1 UBS de Pedro Avelino.
Dias 21, 22, 23, 24 e 25
Municípios: Encanto, Dr. Severiano, Coronel João Pessoa, São Miguel, Venha Ver, Água Nova, Major Sales, Luís Gomes, Paraná e José da Penha.
Interdição ética em 2 consultórios odontológicos de 2 UBS de Luís Gomes e em 1 UBS de São Miguel.
Dias 29 a 31
Municípios: Extremoz, Taipu, Poço Branco, Pedra Preta, Jardim de Angicos e Bento Fernandes.
Interdição ética em 03 UBS de Extremoz, 02 UBS de Bento Fernandes e 01 UBS de Poço Branco.
Fevereiro de 2019
18 a 20
Municípios:Rafael Fernandes, Francisco Dantas, São Francisco do Oeste, Marcelino Vieira, Tenente Ananias, Riacho de Santana, Pilões, Portalegre, Riacho da Cruz, Viçosa, Água Nova e Severiano Melo.
Interdição ética em 01 UBS de Portalegre.
25 e 26
Municípios: Brejinho, Lagoa de Pedras, Passagem e Santo Antônio.
Interdição ética em 02 UBS em Lagoa de Pedras.