Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Associação de Pais e Amigos dos Fissurados comemora 2 anos de fundação

Associação de Pais e Amigos dos Fissurados comemora 2 anos de fundação

A Associação de Pais e Amigos dos Fissurados (APAFIS-RN) comemora nesta quarta-feira, 7, dois anos de fundação durante a realização do Sarau Lítero-Musical, o Sarauterapia, que acontece no auditório do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte (CRO-RN), a partir das 18 horas.

Segundo o coordenador do Sarau, o cirurgião-dentista Rubens Azevedo, integrante da diretoria da APAFIS, desde a sua fundação, no dia 07 de março de 2016, a associação, de utilidade pública municipal, tem lutado bastante para ajudar os portadores da anomalia conhecida popularmente como lábio leporino.

“Essa luta não recebe a atenção e/ou ajuda das autoridades municipais nem estaduais, o que complica muito mais as ações, até porque não há no Estado um serviço público que possibilite as continuadas cirurgias para a completa reabilitação desses pacientes”, explica Azevedo.

Em média, o tratamento do lábio leporino pode levar mais de 18 anos, envolvendo vários profissionais da área da saúde, como cirurgiões-plásticos, cirurgiões-dentistas, fonoaudiólogos, enfermeiros, psicólogos, entre outros, num total de 21 especialistas.

Diante da ausência do Estado no tratamento dessas anomalias, a Organização Não Governamental (ONG) “Operação Sorriso”, por três anos seguidos, tem realizado cirurgias em crianças, adolescentes e adultos em ações que acontecem em Mossoró, atraindo pacientes de vários municípios do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará.

A Operação Sorriso conseguiu patrocínio de uma empresa de energia eólica, a Voltália, que atua no Estado, e com parcerias com o hospital Wilson Rosado e a prefeitura de Mossoró, vem realizando desde agosto de 2016 cirurgias gratuitas nas crianças, jovens e adultos portadores da fenda labial e ou palatina.

Já foram realizados três mutirões de cirurgias em 2016, 2017 e 2018, com mais de 150 cirurgias e cerca de 2.000 consultas.

A anomalia do lábio ou da fenda palatina não é considerada uma doença, e a Organização Mundial de Saúde calcula que ela atinge uma entre 650 crianças nascidas vivas.

Segundo Azevedo, graças as cirurgias realizadas pela Operação Sorriso em Mossoró, a situação das crianças que nascem com lábio leporino ou fenda palatina no Estado melhorou muito, uma vez que antes elas só podiam se submeter a uma cirurgia em outros estados, como São Paulo, Pernambuco e Paraíba.

O cirurgião-dentista ainda lamenta que o Estado ainda não tenha um centro de reabilitação para estes pacientes, que ficam sem muita assistência depois das cirurgias para fechar lábios e fendas palatinas.

“Temos esperança de que o precário quadro seja alterado, e possamos encaminhar estas crianças para cirurgias e demais tratamentos aqui mesmo em Natal, evitando assim o complicado e custoso direcionamento para o chamado TFD - Tratamento Fora de Domicílio”, afirma Azevedo.

O cirurgião-dentista convida a todos a participarem do Sarauterapia do CRO-RN nesta quarta-feira, numa noite especial de comemoração pelos dois anos de fundação da APAFIS, que é presidida por Edivan Silva, pai de fissurado, e tem como vice-presidente Siderley Jatobá, ex-fissurado, que realizou sua reabilitação no Centrinho de Bauru.

O Sarauterapia é uma realização da Sociedade Brasileira de Dentistas Escritores e da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte (SPVA/RN), com apoio do CRO-RN. E acontece duas vezes por mês, na 1ª e 3ª quarta-feira de cada mês, a partir das 18 horas, no auditório do Conselho.

O coordenador do sarau é o presidente estadual da Sociedade Brasileira de Dentistas Escritotes, Rubens Azevedo, que explica que o evento é um momento de confraternização de pessoas que gostam de poesia, música e, acima de tudo, são apaixonadas pelas artes.

A entrada é franca.

SARAUTERAPIA DO CRO-RN

Quando: Quarta-feira, dia 7

Onde: Auditório do CRO-RN - Rua Cônego Leão Fernandes, 619 - Petrópolis
Horário:  Das 18 às 21 horas.
 

Outras Notícias