Câmara de Vereadores de Natal homenageia os cirurgiões-dentistas em sessão solene

A Câmara de Vereadores de Natal realizou sessão solene nesta quarta-feira, 25, para comemorar o Dia do Dentista e também os 50 anos do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte (CRO_RN), criado em junho de 1967.

Na sessão solene em homenagem à categoria, numa iniciativa do vereador Paulo Freire (SD), que criou em 2015 a Comenda Dr. Clemente Galvão Neto, a vereadora Carla Dickson (PROS) incluiu a entrega da Comenda Jubileu de Ouro pelos 50 anos de criação do CRO-RN a primeira diretoria da autarquia.

Os ex-presidentes do CRO-RN foram homenageados com a entrega da Comenda Dr. Clemente Galvão Neto, assim com outros cirurgiões-dentistas indicados pelos vereadores.

A primeira Diretoria do Conselho homenageada era composta pelos cirurgiões-dentistas Clemente Galvão Neto, presidente; Iara Silva, secretária; e Kerginaldo Gomes Trigueiro, tesoureiro.

A Dra. Iara recebeu a comenda em seu nome e a do presidente Clemente Galvão, que morreu em 2010.

Morando em Brasília, o Dr. Kerginaldo não compareceu à solenidade, mas mandou representante, com a homenagem sendo entregue ao irmão Gilberto, que reside em Natal.

A data de 25 de outubro como comemorativa pela passagem do Dia do Dentista Brasileiro foi instituída pelo Conselho Federal de Odontologia em homenagem a criação dos primeiros cursos de graduação em Odontologia no Brasil, em 1884, quando foi assinado o decreto 9.311.

No dia 25 de outubro de 1884 foram criados os cursos no Rio de Janeiro e na Bahia.

Atualmente, o Brasil tem cerca de 300 mil dentistas e o Rio Grande do Norte cerca de 4 mil.

Durante a sessão, a TV Câmara exibiu uma reportagem especial sobre a odontologia, com entrevistas do presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, do ex-presidente e atual secretário Geral do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Eimar Lopes, e do ex-presidente da autarquia, Lenilson Carvalho, que falaram sobre a odontologia e a formação dos profissionais no Estado.

O vereador Paulinho Freire disse no seu discurso que o Legislativo natalense tem o dever de reconhecer dentistas que oferecem relevantes serviços à sociedade através do exercício da profissão.

"Assim, estamos aqui reunidos para celebrar personalidades marcantes da odontologia de diversas áreas: universidades, órgãos de classe, saúde pública e privada. Um dos objetivos do nosso mandato é fortalecer diversos segmentos profissionais, valorizar a memória e destacar para a comunidade a importância de construir conhecimentos", destacou Freire, que tem um irmão dentista que já foi conselheiro do CRO-RN, Eduardo Zilson da Costa Freire.

A vereadora Carla Dickson, médica e também é dentista, disse que é preciso olhar para a profissão não apenas como um ofício, mas como uma missão.

E destacou: "Que voltemos a jurar compromisso, fidelidade e respeito ao ser humano, que consigamos, ao longo de mais décadas que virão um acréscimo de compaixão, que firmemos, hoje ao receber essa comenda, o compromisso de levar um sorriso digno à boca de tantas pessoas que são vítimas da assombrosa desigualdade social de nossa nação".

O vereador e dentista Cícero Martins também discursou da tribuna e cobrou dos gestores municipais mais respeito com os profissionais da odontologia, lembrando que quando trabalhou num município do interior na Estratégia Saúde da Família, na mudança de prefeito, ele foi demitido. Martins defendeu concursos para contratação dos profissionais pelas prefeituras do interior do Estado.

Para o presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, que durante o seu discurso cobrou da gestão municipal mais compromisso com a saúde bucal dos natalenses, denunciando que há 4 anos não se produz uma prótese na rede municipal de saúde, a comenda Dr. Clemente Galvão Neto é um reconhecimento da Casa do Povo a um trabalho muito sério realizado pelos profissionais da Odontologia.

"Este prêmio significa o reconhecimento da Casa do Povo a um trabalho muito sério feito pelos profissionais da Odontologia que atuam na capital potiguar. Quero compartilhar com todos", disse Silva.

O secretário-geral do Conselho Federal de Odontologia, Eimar Lopes de Oliveira, no seu discurso criticou o governo Federal pelas medidas tomadas até agora que colocam em risco o Sistema Único de Saúde (SUS) e, em consequência, todos os avanços que a saúde bucal teve com a implementação do programa Brasil Sorridente.

"Temos orgulho de saber que os odontólogos potiguares estão entre os melhores do país. Deixo registrado meus parabéns, especialmente, para aqueles que cuidam da saúde bucal dos natalenses", disse Eimar.

O presidente do Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte (SOERN), Ivan Tavares, também discursou e destacou que o atual momento é de resistência aos desmandos dos políticos que ameaçam as conquistas do povo brasileiro.

Confira a galeria de fotos clicando aqui