CRO-RN recebe comenda Médico Sanitarista Dr. Ruy Pereira da Câmara de Vereadores de Natal

A Câmara Municipal de Natal realizou nesta quinta-feira, 5, solenidade para entrega da Comenda Médico Sanitarista Dr. Ruy Pereira, que homenageou vários profissionais da saúde e entidades, como os Conselhos Regionais de Medicina (CREMERN, de Odontologia (CRO-RN) e de Enfermagem (COREN-RN).

O presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, recebeu a comenda em nome do Conselho das mãos do vereador Capistrano.

Os presidentes do CREMERN, Marcos Lima, do COREN-RN, Suerda Santos Menezes, e da Associação Médica do RN, José Rosendo, receberam as comendas em nome de suas entidades.

O médico e ex-senador Paulo Davin também foi homenageado com a comenda, assim com o médico e ex-prefeito de São Goncalo do Amarante, Jaime Calado, que foram indicados pelos vereadores Felipe Alves (PMDB) e Fernando Lucena (PT), respectivamente.

O vereador Preto Aquino indicou a secretária Municipal de Saúde de Natal, Maria da Saudade Azevedo, para receber a comenda. Ela é enfermeira.

Aos 95 anos, o médico e ex-deputado Estadual e federal Pedro Lucena foi o grande homenageado da noite, na sessão solene proposta pelo vereador Franklin Capistrano (PSB), que também marcou as comemorações pelo Dia do Médico, que acontece no próximo dia 18 de outubro.

O doutor Pedro Lucena disse que ficou lisonjeado e bastante feliz com a homenagem da Câmara e também pela oportunidade de reencontrar amigos, colegas e pessoas que fizeram parte de sua trajetória profissional e política.

“Transformar doença em saúde é a maior vitória dos médicos, bem como saber que são lembrados por seus pacientes com carinho e respeito", declarou Lucena.

O vereador Franklin Capistrano também falou de sua atividade profissional.

“Como a profissão que representamos, a nossa existência se justifica pelo desejo de servir ao próximo. Assim, onde estiver o "homem", ali estaremos nós. Não apenas como espectadores do drama humano, mas sempre no papel de atores dispostos a transformar a realidade adversa e a contribuir para a sua redenção”, disse o vereador e médico Franklin Capistrano.

Segundo ele, “a medicina vem sendo há milênios e continuará a ser um dos mais eficientes instrumentos para a conquista da felicidade”.

A Comenda Médico Sanitarista Dr. Ruy Pereira, explicou o vereador, tem o objetivo de reverenciar a outros médicos que a exemplo de Dr. Ruy batalham por melhores condições de vida para os menos favorecidos.

"É função desta Casa evidenciar feitos relevantes e dignos de reconhecimento pelos benefícios gerados para a coletividade", disse o edil.

Durante a solenidade, o vereador Fernando Lucena (PT) se emocionou ao falar do irmão médico e lembrou do legado do Dr. Ruy Pereira.

"Falar do Ruy sempre vai ser motivo de muita emoção porque ele era importante demais para a família. Era o nosso grande líder, um conciliador, político inteligente, firme naquilo que ele queria e defendia”, afirmou.

Segundo Lucena, o irmão era um médico que praticava a medicina com foco nos mais pobres. “Portanto, homenageá-lo é sempre justo e correto", afirmou o vereador.

Outro irmão do homenageado, o ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, também ocupou a tribuna da Casa para falar de Ruy Pereira e do que significa ser médico, ressaltando o compromisso desses profissionais com a medicina, com a ética e da proximidade com a população e da forma como lutam pela vida das pessoas.

"Ser médico é quando o amor ao ser humano fala mais alto e o salvar vidas se torna a meta principal", disse Calado ao receber a Comenda das mãos do irmão vereador.

O presidente do CREMERN, Marcos Lima, discursou em nome da classe médica e das entidades homenageadas. Ele agradeceu a homenagem da Câmara de Vereadores e destacou a importância dos órgãos de classe pelo trabalho que realizam em busca de melhorias para a categoria.

"A medicina é um ofício de caráter humanitário. Uma missão que deve ser cumprida com amor e dedicação", afirmou.

O presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, após a solenidade, declarou que a homenagem da Câmara com a criação da Comenda Médico Sanitarista Dr. Ruy Pereira é o reconhecimento pelo profissional de saúde que foi o homenageado, que morreu em acidente de carro em fevereiro de 2010, em Pernambuco.

Médico sanitarista, Ruy Pereira foi professor da Universidade Federal de Pernambuco, secretário Adjunto de Saúde de Recife, secretário Estadual de Educação do governo Wilma de Faria, cargo que ocupava quando morreu, e ex-prefeito de Serra Negra do Norte (RN).

Confira a galeria de fotos clicando aqui