Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Natal sedia o 5º Congresso Latino-Americano de Odontologia para Pacientes Especiais

Natal sedia o  5º Congresso Latino-Americano de Odontologia para Pacientes Especiais

A 5º edição do Congresso Latino-Americano de Odontologia para Pacientes Especiais (ALOPE)  começou nesta quinta-feira, 14, em Natal, com palestrantes do Brasil e de vários países latinos, numa realização da Associação Brasileira de Odontologia para Pacientes Especiais (ABOPE), que foi criada em 1979.

A presidente do Congresso é a cirurgiã-dentista potiguar Áquila Dantas, especialista em Pacientes com Necessidades Especiais, que na abertura deu as boas vindas aos congressistas e destacou a falta de patrocínio para a realização do evento, porém elogiou o apoio que recebeu do governo do Estado, das prefeituras de Natal e de Macaíba, bem como de entidades como o Conselho Regional de Odontologia do RN (CRO-RN), Sindicato dos Odontologistas do RN (SOERN) e Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO).

O objetivo da ALOPE é de reunir profissionais ligados, direta ou indiretamente, à Odontologia voltada para pessoas com necessidades especiais, promovendo eventos como este congresso para troca de experiências e conhecimentos nesta área da saúde.

Segundo o presidente da associação, professor José Reynaldo Figueiredo, mais do que uma entidade de classe, “a ALOPE atua de forma incisiva em diversas frentes de trabalho para proporcionar melhores condições de vida a essas pessoas”.

Participam deste evento em Natal palestrantes de vários países, como Brasil, México, Chile, Argentina e Peru.

O congresso começou nesta quinta-feira e vai até sábado, na Universidade Potiguar - Campus Roberto Freire, em Capim Macio. Entre profissionais de odontologia e estudantes, a organização calcula que cerca de 400 pessoas vão participar das palestras programadas até sábado.

Na abertura, o coral e o grupo de dança da APAE de Natal se apresentaram para os congressistas, recebendo muitos aplausos.

Nesta sexta-feira, a partir das 8 horas, haverá uma mesa redonda sobre Políticas Públicas direcionadas para as pessoas com deficiência, com a participação da coordenadora Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Livia Maria Almeida  Coelho de Souza, e o coordenador Estadual de Saúde Bucal do secretaria Estadual de Saúde (SESAP-RN), Marco Aurélio Azevedo de Oliveira.

Os presidentes do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, e do SOERN, Ivan Tavares, participaram da abertura do evento, assim como o secretário Geral do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Eimar Lopes, representando o presidente da entidade, Juliano do Vale.

Clique aqui para ver a programação do congresso

Confira a galeria de fotos clicando aqui

Outras Notícias