I Encontro de Políticas Públicas do CRO-RN terá presença da Coordenadora Geral de Saúde Bucal do MS

O CRO-RN realiza nesta quinta-feira, 10 de agostoBucal , no auditório da UnP, unidade Floriano Peixoto, no bairro Petrópolis, o  I Encontro de Políticas Públicas em Saúde do RN, tendo como convidada especial a coordenadora Geral da Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Dra. Lívia Maria Almeida Coelho de Souza.

Ela é cirurgiã-dentista graduada na Universidade Federal do Pará, tendo já atuado como assistente técnica na Coordenadoria-Geral de Sáude Bucal do Ministério da Saúde, na gestão de Gilberto Pucca. Integrou ainda as equipes de Saúde Bucal dos estados do Pará e Goiás, além de Planaltina e Distrito Federal.

O encontro começa com o presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, dando as boas vindas aos participantes, coordenadores municipais de Saúde Bucal dos 167 municípios do Rio Grande do Norte e dentistas, além de convidados.

Na programação, além das palestras dos representantes do Ministério da
Saúde, da secretaria Estadual de Saúde (Sesap) e da secretaria Municipal de Saúde de Natal, ao final, o CRO-RN realiza uma mesa redonda para discutir os temas apresentados pelos palestrantes e também sobre a “Pesquisa de Satisfação dos Dentistas nas Equipes de Saúde Bucal da ESF.

A pesquisa ouviu 210 dentistas da ESF de um universo de 924 equipes de Saúde Bucal cadastradas no sistema pelo Ministério da Saúde para os 167 municípios do Estado. No total, o Rio Grande do Norte tem 1.222 equipes de Saúde Bucal credenciadas pelo Ministério da Saúde, mas atendendo de fato são 897.

A Fiscalização do CRO-RN já visitou 85 municípios entre julho de 2016 e julho de 2017, que corresponde a 51% do total de 167 cidades do Estado. E em alguns municípios constatou a falta de equipe de Saúde Bucal em unidades básicas, como em Coronel Ezequiel.

Neste município a equipe estava cadastrada numa unidade básica, mas não existia a sala com o consultório, enquanto na recepção, um equipamento completo doado pelo Ministério da Saúde estava encaixotado.

I Encontro de Políticas Públicas de Saúde Bucal do RN

Mesa Redonda: O Cirurgião-dentista na Estratégia Saúde da Família

Público Alvo: Coordenadores Municipais de Saúde Bucal e Cirurgiões-dentistas

Data: Dia 10 de Agosto