Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

CRO-RN realiza pesquisa com cirurgiões-dentistas da Estratégia Saúde da Família

CRO-RN realiza pesquisa com cirurgiões-dentistas da Estratégia Saúde da Família

O CRO-RN iniciou neste mês de julho a Pesquisa de Satisfação dos Cirurgiões-dentistas na Estratégia Saúde da Família (ESF), que faz parte do programa Brasil Sorridente do Governo Federal, instituído em 2004, no primeiro governo do então presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Caso seja dentista da Estratégia Saúde da Família, Clique neste link para respoder está pesquisa!

No Rio Grande do Norte, segundo o Departamento de Atenção Básica (DAB), do Ministério da Saúde, existem 1.220 equipes de Saúde Bucal credenciadas e 924 cadastradas no sistema, mas implantadas são 897 equipes.

Por estes números do ministério da Saúde, 12, com base no número de cirurgiões-dentistas registrados no CRO-RN no mês de julho de 2017, num total de 3.669 dentistas, no Rio Grande do Norte a ESF emprega cerca de 25% dos profissionais inscritos em, todo o Estado.

A capital com 56 equipes e Mossóro com 60 são os municípios com maior número de cirurgiões-dentistas trabalhando na ESF.

Depois vêm São Gonçalo do Amante com 30 profissionais, Macaíba e Parnamirim com 23, Caicó com 18m Ceará-Mirim com 17 e Currais Novos com 15.

Um detalhe, Natal e Parnamirim são os piores municípios em cobertura das equipes de Saúde Bucal. Natal tem 200 equipes credenciadas pelo MS, mas apenas 56 foram implantadas, enquanto Parnamirim tem 71 equipes credenciadas e 23 implantadas.

Das cidades maiores do Estado, São Gonçalo apresenta o melhor desempenho de cobertura, com 32 equipes credenciadas e 30 já implantadas. Macaíba tem uma proporção de 28 equipes credenciadas e 23 implantadas.

A PESQUISA

A pesquisa de satisfação dos cirurgiões-dentistas na ESF está sendo coordenada pela Comissão de Políticas Públicas do CRO-RN, com o apoio do presidente do Conselho, Gláucio de Morais e Silva.

Ela se destina aos dentistas que trabalham na ESF nos 167 municípios do Rio Grande do Norte, que tem até o dia 5 de agosto de 2017 para responder o questionário com 10 perguntas.

O resultado dessa pesquisa será levada ao conhecimento da Coordenadora Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, que já recebeu o oficio do CRO-RN para vir ao Estado debater a questão dos profissionais de odontologia na ESF.

O ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES

O presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, já convidou a Coordenadora Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Lívia Maria Almeida Coelho de Souza, para vir a Natal no dia 10 de agosto de 2017 para dar palestra no “I Encontro Estadual de Políticas Públicas de Saúde Bucal”, a ser realizado em local a ser definido.

Segundo Silva, o encontro vai possibilitar um debate com a Coordenação Geral de Saúde Bucal para mostrar o grau de insatisfação dos colegas dentistas que trabalham na Estratégia Saúde da Família recebendo salários “aviltantes, onde prefeitos oferecem salários baixos e condições de trabalho nem sempre condizentes com a importância da saúde bucal de seus munícipes”.

“Mesmo não sendo uma instituição relacionada a questões salariais, eu como presidente do CRO-RN sou muito cobrado pelos colegas dentistas para que o Conselho faça alguma coisa para mudar a realidade dos salários pagos pelas prefeituras do Rio Grande do Norte”, explica Silva.

Diante dessa realidade de baixos salários pagos, o CRO-RN vai realizar o encontro com os coordenadores municipais de Saúde Bucal e com a Coordenadora Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde para discutir várias questões que afligem os dentistas da ESF. Entre eles, os baixos salários pagos pelas prefeituras, as condições de trabalho e o não pagamento da gratificação do PMAQ por parte de algumas prefeituras, como a de Natal, que recebe milhões por ano e não distribui nada com seus profissionais da odontologia.

O presidente do CRO-RN está convidando para participar do encontro representantes do Sindicato dos Odontologistas do RN (SOERN), do Ministério Público Estadual e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN.

BRASIL SORRIDENTE

O programa Brasil Sorridente, que já tem projeto no Senado para transformá-lo Política de Estado, ou seja, terá continuidade independente do governo eleito, é o maior do mundo em saúde bucal para usuários dos serviços públicos.

Até 2004, o Brasil não tinha política pública de saúde para o setor. Ou seja, apenas no setor privado a população podia recorrer para um atendimento dentário.

Sem assistência bucal, o Brasil era o “país dos desdentados”. Na pesquisa SB Brasil, 2003, realizada pelo Ministério da Saúde, os resultados apresentaram que 20% da população já havia perdido todos os dentes.

Na faixa dos adolescentes, 13% deles nunca haviam ido ao dentista e 45% não tinham acesso regular a uma escova de dentes.

Em 2010, outra pesquisa do MS já revelou que o Brasil entrava para um seleto grupo de países considerados com baixa incidência de caries, conforme atestou a Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

A pesquisa SB Brasil 2010 mostrou que 48% das crianças estavam livres da cárie.

O Programa Brasil Sorridente faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal, que prevê uma série de ações para facilitar e ampliar o acesso da população ao tratamento odontológico gratuito aos brasileiros, mas que nos últimos quatro anos não tem avançado.

Dados de 2013 do site do Ministério da Saúde informam que o programa beneficia cerca de 70,6 milhões de brasileiros, com, um total de 22.213 equipes de Saúde Bucal (ESB) no País espalhada por 4.903 municípios.

A PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES DE SÁÚDE BUCAL

Dia 10 de agosto - Quinta-Feira -

Ás 9h30  - Abertura - 

Apresentação dos  resultados da Pesquisa de Satisfação dos Cirurgiões-dentistas na ESF pelo presidente do CRO-RN

9h30 às 10h30h - 

Palestra:  Desafios e perspectivas da Política Nacional de Saúde Bucal 

Palestrante: Coordenadora Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Dra. Lívia Maria Almeida Coelho de Souza

10h30h às 11h - 

Palestra - Um retrato da atenção à saúde bucal na atenção básica a partir dos resultados do PMAQ AB e PMAQ CEO.

Palestrante: Representante do Ministério da Saúde  ser indicado pela Coordenação Geral de Saúde Bucal do MS

11h às 11h30 - 

Palestra: Desafios da Saúde Bucal no Rio Grande do Norte

Palestrante: Representante da Secretaria Estadual de Saúde - SESAP

11h30 às 12h30

Debate sobre os temas apresentados

Outras Notícias