Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

CRO-RN em recesso não abre nesta quinta-feira, feriado, e sexta-feira; volta na segunda-feira

CRO-RN em recesso não abre nesta quinta-feira, feriado, e sexta-feira; volta na segunda-feira

O CRO-RN não abre nesta quinta-feira, 15, feriado de Corpus Christi, e na sexta-feira,  16, voltando ao expediente normal na próxima segunda-feira, dia 19, a partir das 10 horas até às 16 horas.

O feriado de Corpus Christi é nacional e comemora-se a eucaristia e a comunhão do corpo e sangue de Jesus Cristo.

A festividade religiosa da Igreja Católica de Corpus Christi (Corpo de Cristo) é uma celebração que ocorre sempre na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, relembrando a quinta-feira santa em que Jesus criou a consagração da eucaristia.

A origem da comemoração do Corpus Christi, segundo a igreja Católica, remomenta o ano de 1269, no século XIII, quando seus membros propuseram que as pessoas separassem uma data para sentirem a presença de Cristo.

Diz a lenda que o sacerdote Pedro de Praga, amargurado por dúvidas quando a presença de Jesus Cristo na eucaristia, saiu de sua cidade peregrinando em busca dos túmulos dos apóstolos Paulo e Pedro, em Roma. O objetivo dele era pedir fé para se livrar de suas aflições.

Na sua peregrinação, o sacerdote ao passar por uma cidadezinha italiana, chamada Bolsena, assistiu a celebração da Santa Missa, onde foi assaltado novamente por suas incertezas.

Na hora da Consagração, porém, um milagre aconteceu, surgindo-lhe a resposta para suas aflições: a hóstia branca se transformou em carne, que manchava de sangue seu corpo, as toalhas do altar e o chão da Igreja. Mas as mãos do padre que celebrava a eucaristia não foram maculadas.

A lenda diz ainda que parte da hóstia que permaneceu nas mãos do padre não foi transformada.

O então Papa Urbano IV, ao ouvir esta estória, pediu para que os objetos manchados pelo sangue e o pedaço restante da hóstia fossem levados em uma enorme comitiva para Orvieto, outra região da Itália, e no dia 8 de setembro de 1264 decretou o Corpus Christi.

No Brasil, o feriado de Corpus Christi é celebrado com várias missas festivas, onde as ruas em torno das igrejas são enfeitadas para a passagem da procissão com o Corpo de Cristo.

Outras Notícias