CRO-RN intensifica fiscalização de propaganda irregular nas redes sociais

O CRO-RN  chama a atenção dos profissionais de odontologia quanto a publicação de suas publicidades nas redes sociais, outdoor, revistas, jornais, TV e rádios.

O Conselho não é contra a publicidade de nenhum cirurgião-dentista como pessoa física ou empresa, podendo o profissional divulgar seu consultório particular ou clínica, desde que a publicação esteja de acordo com o Código de Ética Odontológico.

A Comissão de Ética do CRO-RN alerta para as publicidades na área de estética facial, que requer especial atenção do cirurgião-dentista e clínicas na hora da criação da arte de seu anúncio ou folder e também na sua veiculação.

Devido ao aumento de denuncias desse tipo de propagada que chega ao CRO-RN, as Comissões de Fiscalização, Ética e Orientação Profissional decidiram em conjunto intensificar o monitoramento das redes sociais como Face book, Whatssap e Instagran, além dos veículos tradicionais de mídia, como outdoor, revista, jornal, TV e rádio.

Por Normas legais e dever ético das comissões, o CRO-RN não pode dar publicidade ao processo ético antes de transitado em julgado.

Ou seja, os processos éticos instaurados pelo CRO-RN contra os profissionais de odontologia não podem ser divulgados enquanto não forem concluídas todas as etapas do rito processual, que encerra com o transitado em julgado, onde não existe mais a possibilidade das partes recorrerem à instância superior. No caso da Odontologia, o Conselho Federal de Odontologia, com sede em Brasília, é a última instância de recurso.

Presidente da Comissão de Ética, o cirurgião-dentista Marco Aurélio destaca que o sistema Conselhos Regionais de Odontologia (CROs) não são contra a propaganda dos profissionais e clínicas, mas o Código de Ética Odontológica coloca alguns parâmetros para a sua veiculação, com a peça publicitária devendo estar de acordo com as normas legais.

Integrante da Comissão de Ética, o professor de Odontologia Legal da UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), Gustavo Emiliano, salienta que o CRO-RN combate a propaganda irregular e jamais a propaganda feita dentro dos padrões da terapêutica e da ética odontológica.

“A propaganda bem feita e elaborada dentro dos preceitos éticos engrandecem os cirurgiões-dentistas e reafirma a imagem positiva da odontologia para a população”, afirma o conselheiro do CRO-RN.