Morreu aos 90 anos o cirurgião-dentista Aldo da Fonseca Tinoco

O cirurgião-dentista Aldo da Fonseca Tinoco, 90 anos,  morreu na quinta-feira, 20, no hospital São Lucas, depois de ter sido internado há 20 dias com pneumonia. Ele foi sepultado no mesmo dia, às 21h, no Cemitério Morada da Paz, em Emaús, Parnamirim, na grande Natal.

O velório foi na loja Maçônica do Grande Oriente do Rio Grande do Norte, no Tirol, onde os parentes e amigos foram se despedir do doutor Aldo, que era também advogado e foi deputado Federal em 1993.

O presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, lamentou a morte do doutor Aldo e a perda da odontologia potiguar.

“Dr. Aldo Tinoco, além de uma referência para a odontologia, teve sua vida inteira em favor do estado democrático de direito, tendo sido um combatente contra a ditadura militar, portanto um exemplo a ser seguido pela força que defendia suas convicções políticas”, afirma Silva.

O doutor Aldo era casado com Martha e tinha seis filhos: Eleonora, Rômulo, Aldo Filho, Petrônio, Marcelo e Leonardo.

Segundo Aldo Tinoco Filho, que foi prefeito de Natal de 1993 a 1996, o pai há 20 dias teve uma pneumonia e foi internado no hospital São Lucas. “Ele sofreu paradas cardíacas, foi levado para a UTI e na manhã desta quinta-feira sofreu a falência múltiplas dos órgãos e falaceu”, explicou.

O doutor Aldo já vinha sentido a falta do filho Marcelo, que morreu em janeiro deste ano, após sofrer um AVC durante o trabalho na universidade UFRN (Federal do Rio Grande do Norte), aonde era professor e superintendente de Infraestrutura da Instituição. Marcelo chegou a ser internado no Hospital do Coração, mas não resistiu.

Aldo Tinoco Filho relatou que o pai sofreu muito com a morte do filho e nos últimos meses estava bem abatido.

Nascido em São Gonçalo do Amarante, em 28 de julho de 1926, Aldo da Fonseca Tinoco foi professor de Odontologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte,  vereador, deputado Estadual e Federal, depois foi preso político na década de 60, ficando recolhido na prisão da Ilha de Fernando de Noronha.

Após deixar a prisão, foi para São Paulo, onde fez mestrado e doutorado em Saúde Coletiva, passando depois em concurso para professor da Universidade de São Paulo  (USP).

Em novembro de 2015, Aldo Tinoco foi homenageado pela Câmara Municipal de Natal pela passagem do Dia do Cirurgião-dentista, recebendo a Comenda Dr. Clemente Galvão Neto, que foi uma iniciativa do vereador Paulinho Freire.

A comenda foi criada por iniciativa do vereador Paulinho Freire (Solidariedade) para homenagear os profissionais da odontologia que se destacaram pelos serviços prestados à sociedade natalense.

Ao final da sessão, o doutor Aldo, quebrando o protocolo, pediu a palavra e agradeceu a homenagem e conclamou os colegas dentistas a saírem das clausuras de seus consultórios para as ruas lutarem pelos seus direitos e da sociedade, recebendo o aplauso geral da plateia.