Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Ciclo de Atualização Cientifica do CRO-RN discutiu reforma Trabalhista e da Previdência

Ciclo de Atualização Cientifica do CRO-RN discutiu reforma Trabalhista e da Previdência

O CRO-RN realizou na quinta e sexta-feira, 8, o VIII Ciclo de Atualização Científica da Grande Natal, abrangendo os profissionais de odontologia da I, III, V e VII Regiões de Saúde do RN, cuja programação teve como tema principal de discussão a Reforma Trabalhista e da Previdência Social, com a participação do Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte (SOERN).

O evento deste ano, realizado no Praiamar Hotel, em Ponta Negra,  foi o maior desde a sua criação em 2010, com 550 profissionais inscritos pela internet. Em relação ao ano passado, houve um aumento de 29% dos participantes. No ano de 2016 foram 425 dentistas e auxiliares inscritos.

Na quinta-feira pela manhã, a programação começou com palestra sobre “Câncer de Cabeça e Pescoço” com a doutora potiguar Juliana Florinda ressaltando a importância de o cirurgião-dentista diagnosticar a doença precocemente, aumentando a possibilidade de cura dos pacientes.

Segundo ela, o câncer na cavidade oral é o quinto tipo da doença que mais incide na população do Rio Grande do Norte. No ano passado, 11.340 novos casos foram diagnosticados.

Os primeiros quatro tipos são Próstata (60.200 casos), Traqueia/Brônquios e Pulmão (17.330) Cólon e Reto (15.660), Estômago (12.920).

“Quero mostrar a importância do cirurgião-dentista no diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço. É importante lembrar que quanto mais cedo for percebida a doença, maior é a chance de cura e por esse motivo, que reforço a participação do trabalho multidisciplinar, como método essencial em todo o tratamento”, afirmou a médica.

Depois desta palestra sobre câncer, sob a coordenação da Comissão de Ética do CRO-RN, com a participação de atores do Grupo de Estudos Cênicos Harmatias, do núcleo de Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi realizado um julgamento simulado de processo Ético contra o cirurgião-dentista.

O grupo usou o método do Teatro-Fórum, elaborado pelo diretor, ator e teórico Augusto Boal, ainda na década de 60, onde ele explora exercícios, jogos e técnicas que provocam a reflexão do expectador-ator frente a decisões flagrantemente injustas.

A encenação foi dirigida pelo professor do departamento de Artes da UFRN, Maurício Motta, que contou com a participação dos atores Emerson Souza, que interpretou o dentista réu; Stefany Tavares, a TSB e testemunha; João Paulo Feitosa, o presidente do julgamento; Camila Morais, a paciente; e Emissandra Helena, a cirurgiã-dentista relatora do processo ético.

Antes de iniciar o julgamento simulado para a abertura de processo contra o dentista, o professor e diretor fez uma performance com a plateia formada por dentistas e auxiliares, dividindo o grupo em duplas para o exercício de consciência corporal e sensibilização.

“O exercício de consciência corporal e sensibilização é para mostrar que o cirurgião-dentista no seu atendimento terá momentos de controle da ação e em outros o controle está com o paciente”, explica Motta.

Depois do julgamento simulado, o conselheiro e membro da Comissão de Ética do CRO-RN, o professor da UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), Gustavo Emiliano, proferiu palestra sobre “Reponsabilidade Ética do Cirurgião-dentista: casos de propagandas (ir)regulares.”

DENTISTA TAMBÉM VENDE

No primeiro dia do ciclo, no período da tarde, aconteceram ainda as palestras dos professores Juliano Máximo, do Ceará, e Arcelino Farias, conselheiro do CRO-RN e professor da Universidade Potiguar (UnP).

O professor cearense apresentou a palestraDentista Também Vende!”, baseada no seu livro que tem o mesmo nome, que fala das estratégias para atrair e fidelizar mais clientes.

Para Máximo, a odontologia mudou muitos nas últimas décadas. Segundo ele, para muitos, a odontologia é uma ciência e jamais deve ser confundida com vendas.

Mas ele lembra que antigamente, com poucos profissionais, não era preciso se preocupar muito com essa questão de vendas porque a demanda por consultas odontológicas superava em uma proporção enorme a oferta por este tipo de serviço.

Hoje, para o professor cearense, a realidade é outra. “Antes não precisava vender, bastava montar o consultório que os pacientes iriam chegando e resolveriam fazer o tratamento seja lá qual fosse”, diz ele em um artigo.

Com a realidade mudada, Máximo afirma que a odontologia hoje é negócio, onde só as habilidades técnicas e conhecimentos não são mais garantia de sucesso.

Para o professor cearense, hoje o profissional da rede privada para ter sucesso precisa de qualidade técnica, saber captar clientes e ter habilidades em vendas.

Encerrando a programação da quinta-feira, o professor e conselheiro Arcelino Farias apresentou palestra sobre “Harmonização orofacial com toxina butulínica”.

REFORMA TRABALHISTA E DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

A manhã da sexta-feira, 7, foi toda de debate sobre a “Reforma Trabalhista e Previdenciária: o Cirurgião-dentista e suas perdas”, com a participação do presidente do Sindicato dos Odontologistas do RN (SOERN), Ivan Tavares, e da Procuradora Regional do Trabalho do Ministério Público do Trabalho, Ielana Neiva Mousinho, e do técnico do Seguro Social, André Paulino Santos de Azevedo, representando INSS.

A procuradora do Trabalho fez uma explanação sobre as propostas da Reforma Trabalhista e mostrou a posição do Ministério Público do Trabalho, que é contra as mudanças propostas pelo atual governo de Michel Temer.

Para Ielana a reforma proposta só vai aumentar a precarização das relações de trabalho, prejudicando os trabalhadores.

Ela critica a proposta de prevalência dos termos negociados entre empresas e trabalhadores sobre a legislação vigente, que desvaloriza a negociação coletiva e cria espaços para a precarização das condições de trabalho.

Segundo ela, a terceirização precariza as relações de trabalho e aumenta o número de acidentes e doenças do trabalho.

Representante do INSS, André Paulino falou da Reforma da Previdência proposta pelo governo através da PEC 287/2016, destacando as principais mudanças que vão afetar os trabalhadores na hora de se aposentar no futuro.

Ele declarou que a reforma é prejudicial ao trabalhador e que a Previdência Social não é deficitária.

No período da tarde, das 14h às 16h, o professor da Paraíba, Robinson Viegas Montenegro, apresentou palestra sobre “Restaurações Estéticas em 3D”.

Em seguida, o tema da palestra foi “Resinas e Cervejas Artesanais: você sabe escolher?”, com a participação do professor de Minas Gerais, Leonardo Ubaldoe do dentista e cervejeiro Adriano Miranda, presidente da Associação de Cervejeiros Artesanais do Rio Grande do Norte (ACERVA) .

O professor mineiro falou sobre restaurações em resinas e deu algumas dicas para os dentistas que trabalham no serviço público ao usarem este material.

AS LUTAS DOS DENTISTAS

O presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, ao abrir o ciclo de palestra, agradeceu a presença dos profissionais de odontologia ao evento e conclamou a todos a lutar contra as reformas propostas pelo governo Temer, bem como reafirmou a parceria do Conselho com o SOERN.

“Quero dizer que o CRO tem cumprido o seu principal papel, que é o de fiscalizar o exercício ilegal da profissão. É importante lembrar que o CRO está sempre aberto a discussões e sugestões”, disse Gláucio de Morais.

Presidente do SOERN, Ivan Tavares declarou na abertura do ciclo que “fazer ciência é importante”, mas também destacou a importância da categoria odontológica discutir política. “Nossa vida está nas mãos dos políticos, não podemos deixar que eles façam o que quiserem com os nossos direitos”, afirmou Tavares, parabenizando o CRO-RN pela realização do ciclo.

Além dos presidentes do CRO-RN e SOERN, participaram da abertura do ciclo o secretário Geral do Conselho Federal de Odontologia, Eimar Lopes de Oliveira, o presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), José Ferreira Campos Sobrinho, o coordenador de Saúde Bucal da secretaria Estadual de Saúde, Marco Aurélio, a diretora do setor de Odontologia da UnP, Maria Alice Pimentel Fuscella, a representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (COSEMS-RN), Luciana Guerra, e o representante da Academia Norteriograndense de Odontologia, como também da Associação de Pais e Amigos dos Fissurados do Rio Grande do Norte, Rubens Barros de Azevedo.

O secretário Geral do CFO em sua fala na abertura do ciclo destacou a importância dos cirurgiões-dentistas saírem da zona de conforto e irem para a luta em busca dos seus direitos, participando mais dos movimentos.

Segundo Eimar Lopes, o momento agora é de reclamar e agir. Ele lembrou que “os dentistas são hoje proletários, trabalhadores, que antes reclamavam para melhorar os seus salários, mas que agora brigam para mantê-los”.

Confira a galeria de fotos clicando aqui

Outras Notícias