Palestra e teatro com julgamento simulado para estudantes de Odontologia da UERN

A turma do 7º período do curso de Odontologia da UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), acompanhado do professor Gustavo Emiliano, da disciplina de Odontologia Legal I, participou na sexta-feira, 31, de uma série de atividades em Natal, para conhecer in loco as sedes do CRO-RN (Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte), do Sindicato dos Odontologistas (SOERN), da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-RN) e da Academia Norte-riograndense de Odontologia.

Os estudantes de Odontologia foram recebidos pelos  representantes das entidades (Dr. Gláucio Morais/CRO-RN, Dr. Eimar Lopes/CFO; Dr. Flávio Calife – Sindicato, Dra. Iara Silva – Academia e Isadora e Milena/ABO-RN), os quais apresentaram as suas atribuições legais e estatutárias.

Eles também  responderam às perguntas encaminhadas previamente pela disciplina à respeito de suas atividades em prol da Odontologia e dos profissionais, como, por exemplo: “Quando e como o CD pode recorrer a essa entidade?”, “ O que essa entidade pode fazer diante de tal situação?”, entre outras.

No CRO-RN, no período da manhã, os estudantes do curso de Odontologia da UERN assistiram palestra do presidente do Conselho, Gláucio de Morais e Silva, e ainda tiveram a oportunidade de ouvir o secretário Geral do CFO (Conselho Federal de Odontologia), o potiguar Eimar Lopes, que falou da atuação da autarquia em nível nacional.

Como  parte das atividades acadêmicas em Natal, no auditório do CRO/RN, assistiram a apresentação de um “Julgamento Simulado de Processo Ético contra o Cirurgião-Dentista”, encenado pelo grupo de teatro Harmatias, ligado ao departamento de Artes da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), sobre a matéria de atestados graciosos ou falsos assinados por Cirurgião-Dentista.

Participaram da encenação o professor do departamento de Artes, Maurício Motta, e os alunos do curso de teatro Emerson Souza, que interpretou o dentista réu;  Stefany Tavares, a TSB e testemunha; João Paulo Feitosa, o presidente do julgamento; Camila Morais, a paciente; e Emissandra Helena, a Cirurgiã-Dentista relatora do processo ético.

O professor e diretor da encenação do julgamento, antes de iniciar simulação, fez uma performance com alunos da UERN, funcionários do Conselho e os conselheiros presentes, dividindo o grupo em duplas para o exercício de consciência corporal e sensibilização.

Segundo o professor Mauricio, os dentistas ao atenderem seus pacientes estão em contato físico com eles, havendo uma troca de energias.

“O exercício de consciência corporal e sensibilização é para mostrar que o cirurgião-dentista no seu atendimento terá momentos de controle da ação e em outros o controle está com o paciente”, explica Motta.

O professor da UERN Gustavo G. Emiliano considera importante para a formação dos estudantes de Odontologia e de todos os Cirurgiões-Dentistas um conhecimento mais amplo do exercício profissional, levando em conta a responsabilidade ética e legal do Cirurgião-Dentista para a prática de Baixo Risco ou Juridicamente Preventiva.

Segundo Emiliano, a performance do grupo de teatro é fundamentada no  método do Teatro-Fórum, no qual explora exercícios, jogos e técnicas que provocam a reflexão do expectador-ator frente a decisões flagrantemente injustas. O método foi elaborado pelo diretor, autor e teórico Augusto Boal, que na década de 60 dirigiu o Teatro de Arena de São Paulo e foi nomeado, em 2009, embaixador mundial do teatro pela UNESCO.

O diretor pregava que o teatro deveria ser um diálogo e não vários monólogos.

Na apresentação do julgamento simulado, no final, os estudantes da UERN responderam em uma cédula questões pertinentes aos casos éticos:

“No seu juízo do caso, o (a)  senhor(a)  conselheiro (a) considera justo e necessário a aplicação de pena disciplinar?”

“Se a resposta foi SIM,  o (a)  senhor(a)  conselheiro (a) considera qual  pena disciplinar ( Art. 51 do CEO)?”

“O (A)  senhor(a)  conselheiro (a) entende que houve alguma manifesta gravidade que justifique a aplicação imediata das penalidades mais graves, ou seja, a supensão do exercício profissional até 30 dias ou cassação do exercício profissional?”

“No seu juízo do caso, o (a)  senhor(a)  conselheiro (a) considera justo e necessário somar  à pena disciplinar aplicada a pena pecuniária em reais (R$) correspondente a anuidade (s) ( Art. 57 do CEO)?”

“Uma das formas mais eficazes de corrigir erros de conduta ética é apresentar e analisar cada caso e, após a discursão identificar as possíveis consequências ético-legais para o profissional”, explica Emiliano.

“A simulação de julgamentos permite, portanto, incluir as diversas variáveis presentes em um julgamento ético com máxima verossimilhança dos casos concretos presentes nos conselhos de Odontologia no país, sem, no entanto, infringir o dever do sigilo ”, diz o professor da UERN e também conselheiro do CRO-RN, onde integra a Comissão de Ética.

E concluiu: “Com a encenação teatral é possível colocar o expectador na posição do outro, ou seja, do denunciante, do denunciado ou mesmo do julgador, em uma condição próxima do real. Por isso, também instamos o público a se posicionar. O “Julgamento Simulado” é uma metodologia ativa de ensino poderosíssima.”

Confira a galeria de fotos clicando aqui