Rio Grande do Norte ganha 117 novos de dentistas

O CRO-RN realizou nesta quinta-feira, 16, a entrega das carteiras provisórias para 62 novos cirurgiões-dentistas formados pelas universidades Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Potiguar (UnP) e do Estado (UERN), turmas 2016.

Nesta sexta, 17, outros 55 novos dentistas recebem suas carteiras em solenidade a ser realizada no auditório do Conselho, sob o comando do conselheiro e presidente da Comissão de Ética, o cirurgião-dentista Marco Aurélio Medeiros Silva.

Na solenidade de quinta-feira, o presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais Silva, deu uma palestra sobre as atribuições do Conselho, iniciando com um breve histórico da criação do Conselho Federal de Odontologia e o sistema conselhos, por meio da lei 4324 de 14 de abril de 1974.

O presidente também falou da criação do CRO-RN em 10 de junho de 1967 e do seu primeiro presidente, o professor Clemente Galvão Neto, já falecido, explicando que ao contrário do que muitos dentistas pensam, os conselheiros eleitos pela categoria não recebem remuneração, muito menos estão dispensados de pagar a anuidade.

Segundo Gláucio de Morais, o presidente também não tem remuneração e sim diária quando está em viagem pelo CRO-RN. “Eu continuo trabalhando na Estratégia Saúde da Família em Natal e não sou dispensado do meu trabalho para ficar à disposição do Conselho”, explicou ele, convidando os novos dentistas a conhecer mais o sistema CROs.

Como os novos formandos, o CRO-RN tem 3.661 cirurgiões-dentistas inscritos, sendo 2.479 na categoria principal, 103 secundária, 565 transferência, 404 provisória e 110 remido.

Com o registro dos novos cirurgiões-dentistas, o Rio Grande do Norte passa a ter atualmente 3.661 profissionais, sendo 2.260 na capital e 1.401 no interior.

Por sexo, as mulheres são em maior número, representando quase 70% de toda a categoria no Estado.

No total, CRO-RN tem registrados no Estado todo 6.252 profissionais de odontologia. São 3.661 dentistas, 1.606 ASBs, 762 TSBs, 151 TPDs e 72 APDs.

Os novos dentistas receberam a suas carteiras provisórias com validade de dois anos, devendo depois solicitar a carteira principal.

QUADRO DE PROFISSIONAIS DA ODONTOLOGIA NO RN

Natal                 Interior            Total

CD – Cirurgião-dentistas                      2.260                 1.401               3.661

ASB – Auxiliar em Saúde Bucal             445                  1.161               1.606