APAFIS recebe o apoio do vereador Aldo Clemente para várias demandas dos fissurados

O vereador Aldo Clemente com Edivan Silva, presidente da APAFIS, e o cirurgião-dentista Rubens

O presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Fissurados do Rio Grande do Norte (APAFIS/RN), Edivan Silva, e o cirurgião-dentista Rubens Azevedo, integrante da diretoria da entidade, entregaram nesta quarta-feira, 15, ao vereador Aldo Clemente, em seu gabinete na Câmara Municipal de Natal, um documento com uma série de reivindicações visando atender aos pacientes desta anomalia facial denominada Fissura Labial e/ou Palatina.

Na audiência, o presidente da APAFIS agradeceu ao vereador pelo apoio a causa dos fissurados e lhe entregou o documento elencando as principais reivindicações, como a criação de um Centro de Referência Municipal para atendimento inter e multiprofissional dos fissurados natalenses; a criação de uma Lei Municipal similar à Lei Estadual nº 9.101, que visa educar, conscientizar e orientar as pessoas sobre esta anomalia, além de apoio para a realização do 2º Encontro dos Fissurados, que acontece em Natal, na última semana de maio.

"Saímos desse encontro com o Vereador Aldo Clemente ainda mais entusiasmado, pois a nossa causa está bem representada. Estamos convictos que nossas reivindicações serão plenamente atendidas e os fissurados finalmente terão voz e vez”, declarou o presidente da APAFIS depois do encontro.

Segundo Edivan Silva, o vereador Aldo Clemente antes mesmo de ser eleito abraçou a causa dos fissurados, participando de várias reuniões da associação, que acontecem mensalmente na sede do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte (CRO-RN).

CENTRINHO DE NATAL

Para o presidente da APAFIS, o mais importante nesse momento é ter o apoio político do vereador para a causa dos fissurados e que ele consiga sensibilizar o prefeito Carlos Eduardo Alves para criar na capital o Centro de Referência para atender aos pacientes de Natal e também do interior, no mesmo modelo do Centrinho de Joinville, bancado pelo município e que atende toda Santa Catarina.

De imediato, o vereador assumiu o compromisso de propor na Câmara de Vereadores a criação de uma Lei Municipal similar à Lei Estadual nº 9.101, que visa educar, conscientizar e orientar as pessoas sobre esta anomalia facial.

O vereador também acatou a sugestão da APAFIS para que seja criada uma lei municipal obrigando os hospitais e maternidades, públicas e privadas, a notificarem o nascimento de fissurados no município.

Segundo Edivan, hoje a secretaria Municipal de Saúde de Natal desconhece o número de fissurados na capital, assim como a secretaria Estadual de Saúde, que não possue estatísticas sobre o total desses pacientes no Estado do Rio Grande do Norte.

O presidente da APAFIS também defende que os Agentes de Saúde do Município possam participar de um programa para levantar o total de fissurados jovens e adultos que moram em Natal e ainda aguardam cirurgias reparadoras. “A gente sabe que muitos jovens e adultos com fissuras estão fora de estatísticas oficiais e os agentes de saúde que visitam as residências podem ajudar a identificá-los”, afirma Edivan Silva.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A APAFIS na audiência com o vereador do PMB também pediu o agendamento de uma Audiência Pública na Câmara Municipal para falar sobre os fissurados e a falta de atendimento especializado a estes pacientes, bem como e a impressão e distribuição de uma cartilha orientando os pais de fissurados como conviver com esta anomalia e o seu tratamento.

Para o cirurgião-dentista Rubens Azevedo, a audiência com o vereador foi muito importante para conseguir seu apoio em questões que passam pela Câmara de Vereadores, como a criação do Dia Municipal dos Fissurados em Natal, assim como já existe a Semana Estadual de Educação, Conscientização e Orientação sobre a Fissura Labiopalatina, instituída pela Lei nº 9.101/2008, e celebrada sempre na última semana de maio.

APAFIS defendeu junto ao vereador que a criação do Dia Municipal dos Fissurados seja também na última semana de maio.

CENTRINHO DE JOINVILLE COMO MODELO

O vereador se colocou à disposição da associação para defender a causa dos fissurados junto ao município de Natal e foi convidado a conhecer o Centrinho Prefeito Luis Gomes, em Joinville, que atende pacientes fissurados do município e também dos outros municípios de Santa Catarina.

O Centrinho Pref. Luis Gomes tem uma estrutura mantida pela Prefeitura de Joinville, com apoio da PROFIS (Sociedade de Promoção Social do Fissurado Labiopalatal e de Deficientes Auditivos de Joinville), entidade sem fins lucrativos presidida pelo cirurgião-dentista Rodrigo Brosco.

O centrinho também tem ajuda de parceiros locais, como indústrias e comércio. Junto ao local, funciona um albergue mantido pela PROFIS para atender pacientes e familiares que vêm de outras cidades do Estado.

No próximo dia 27 de março, o Centrinho de Joinville completa 27 anos. Além de fissurados, o local também dispõe de uns setor que é referência para portadores de deficiência auditiva.