Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Câmara Técnica de Pacientes Especiais do CRO-RN promoverá capacitação em Carnaúba dos Dantas

Câmara Técnica de Pacientes Especiais do CRO-RN promoverá capacitação em Carnaúba dos Dantas

A Câmara Técnica de Pacientes Especiais do CRO-RN promoverá nos dias 22 (terça) e 23 (quarta-feira) de novembro, em Carnaúba dos Dantas, o curso de capacitação para cirurgiões-dentistas, ASBs, TSBs e agentes de saúde sobre a abordagem odontológica no atendimento à pessoa com deficiência.

Na quinta-feira, 10, às16h30min, no auditório do IFRN, campus da Cidade Alta, na avenida Rio Branco, 743, em Natal, a Câmara Técnica promoveu a palestra da cirurgiã-dentista Áquila Dantas sobre "Atenção e o cuidado com a saúde bucal da pessoa com deficiência".

Segundo Áquila, coordenadora da Câmara Técnica, no curso de Carnaúba dos Dantas, 4 equipes de saúde bucal da Estratégia Saúde da Família do município e mais os agentes de saúde serão beneficiados com esta capacitação, que será realizada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

“Cerca de 20 pacientes especiais já foram selecionados para receberem o atendimento durante o curso”, explica a cirurgiã-dentista.

Segundo a doutora Áquila, este projeto é pioneiro nos conselhos regionais de Odontologia de todo país, e no Rio Grande do Norte recebeu o apoio do presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, e de todo o plenário.

Em Carnaúba dos Dantas, na terça-feira, 22, na parte da manhã, a doutora Áquila explica que será ministrada a aula teórica, ficando para o período da tarde a parte prática do atendimento. Já na quarta-feira, acontece o atendimento aos pacientes especiais nos dois períodos.

Diante da falta de profissionais especialistas em atendimento aos pacientes especiais no Rio Grande do Norte, e o elevado número de pessoas que precisa do serviço, o presidente CRO-RN, Gláucio de Morais, vem dando total apoio à Câmara Técnica na realização de palestras e cursos para os profissionais de odontologia.

Para o próximo ano, segundo Áquila, já estão agendados cursos de capacitação para Natal, Mossoró, Apodi, Jardim do Seridó e São José do Mipibu.

Além de Áquila, participam deste projeto as cirurgiãs-dentistas Anna Lucy de Castro Sobral, Iomara Jossierica de Oliveira Silva e Silvana Gurgel Borba, todas integrantes da Câmara Técnica. Na capacitação de Carnaúba dos Dantas vão estar presentes as doutoras Áquila e Anna Lucy.

O COMEÇO

Em setembro de 2015, a equipe da doutora Áquila foi responsável pela capacitação de 13 dentistas e 5 ASBs de Natal e de alguns municípios do interior do Estado, marcando o inicio desse projeto.

Naquela capacitação, realizada no Centro de Especialidades Odontológicas Morton Mariz, no bairro da Ribeira, foram atendidas 150 pessoas e realizados 1.183 procedimentos odontológicos, incluindo exodontias, restaurações, raspagens corono-radicular, tratamentos endodônticos, entre outros.

Segundo Áquila, esta capacitação foi realizada com o patrocínio do ministério da Saúde e com o apoio das secretarias de Saúde do Estado e de Natal, além do CRO-RN.

Já na próxima capacitação em Carnaúba dos Dantas e nas demais agendadas para 2017, a realização é da Câmara Técnica do CRO-RN e terá o apoio das prefeituras municipais.

PALESTRA DE NATAL

A palestra da quinta-feira foi dirigida a pacientes e à comunidade e famílias da Associação de Pais, Amigos e Pessoa com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil (APABB).

Especialista em Pacientes com Necessidades Especiais, Áquila abordou na sua palestra aspectos relacionados aos cuidados com a saúde oral, como escovação de dentes, a importância do uso da pasta com flúor, bem como as principais doenças que afetam esta clientela.

A cirurgiã-dentista, integrante da Associação Brasileira de Odontologia para Pacientes Especiais e da Academia Interamericana de Pacientes Especiais, na palestra ainda mostrou fotos de como escovar os dentes dos pacientes cadeirantes.

Confira a galeria de fotos clicando aqui

Outras Notícias