Câmara Municipal de Natal homenageia dentistas com a Comenda Dr. Clemente Galvão nesta quarta-feira

Eimar Lopes e Gláucio de Morais - indicados pelos vereadores Hugo Manso e George Câmara

A Câmara de Vereadores de Natal, por proposição do vereador Paulinho Freire (Solidariedade), realiza nesta quarta-feira, 9, a sessão solene para entrega da Comenda Dr. Clemente Galvão em homenagem ao Dia do Dentista, transcorrido no dia 25 de outubro.

Além dos dentistas indicados pelo Conselho Regional de Odontologia do RN (CRO-RN), Sindicado dos Odontologistas do RN (SOERN) e Academia Norte-riograndense de Odontologia para receber a comenda, cada um dos 27 vereadores poderão indicar seus homenageados.

O plenário do CRO-RN indicou para receber a Comenda Dr. Clemente Galvão o cirurgião-dentista remido Rubens Azevedo, 79, graduado em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (RJ), em 1968, que há 18 anos reside em Natal.

Rubens Azevedo também é escritor e presidente da Associação Brasileira dos Dentistas Escritores, tendo já lançado 21 livros, o mais recente “Viver Melhor: é possível?”, que ele lança nesta quinta-feira, 10, em Cabo Frio (RJ).

O SOERN indicou o nome do cirurgião-dentista Humberto Dantas, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atual secretário geral do sindicato.

Já a Academia Norte-riograndense de Odontologia indicou o cirurgião-dentista e professor aposentado Max Cunha de Azevedo, 95 anos, formado em Odontologia pela Faculdade de Medicina do Recife, em 1944. Na faculdade de Odontologia da UFRN, ele foi professor da disciplina de Prótese Dentária.

Outros dentistas homenageados serão o presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais Silva, numa indicação do vereador George Câmara (PC do B), e Eimar Lopes, ex-presidente do CRO-RN e atual secretário Geral do Conselho Federal de Odontologia (CFO), que foi indicado pelo vereador Hugo Manso (PT).

Segundo a assessoria do vereador Paulinho Freire, a relação completa dos homenageados pelos colegas vereadores só não foi liberada ainda. “Alguns vereadores não indicaram nenhum dentista”, informou Simone, secretária do gabinete do vereador do Solidariedade, que criou a comenda em 2015, o primeiro ano das homenagens aos cirurgiões-dentistas de Natal.

O vereador é irmão do cirurgião-dentista Eduardo Zilson da Costa Freira, ex-conselheiro do CRO-RN em cinco gestões.

A sessão solene será comanda pelo presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Franklin Capistrano.

A Comenda Odontológica Dr. Clemente Galvão Neto foi criada pelo vereador Paulinho Freire em 2015 para homenagear os profissionais da odontologia se que se destacam ou se destacaram na área na capital potiguar.

O vereador Paulinho Freire por meio de projeto de lei criou a comenda e também instituiu o Dia do Dentista de Natal, na mesma data que é comemorado o Dia Nacional do Dentista, ou seja, 25 de outubro.

No ano passado, os homenageados foram os cirurgiões-dentistas Antônio de Lisboa Lopes Costa, da UFRN; José Ferreira Campos Sobrinho, presidente da Federação Interestadual de Odontologistas (FIO); Givaldo Soares da Silva, que atua em sua clínica; Lenilson Silva de Carvalho, ex-presidente do CRO-RN; e Aldo da Fonseca Tinôco, professor aposentado da UFRN e USP-SP.