Palestra Nevralgia do Trigêmeo abre Semana do Dentista

A Semana do Dentista 2007 começou nessa segunda-feira, dia 22, às 19 horas, com uma palestra no auditório do Conselho Regional de Odontologia (CRO-RN) sobre Nevralgia do Trigêmeo, apresentada pelo neurocirurgião Dr. Sérgio Dantas, numa promoção da Sociedade de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do RN.

O presidente do CRO-RN, Eimar Lopes de Oliveira, abriu a palestra dando as boas vindas ao palestrante e ao público presente. O neurocirurgião abordou o diagnóstico e o tratamento da Neuralgia do Trigêmeo numa palestra com cerca de 1h30min de duração.

Segundo Dantas, a Nevralgia do Trigêmeo é uma dor aguda nos nervos conhecidos por trigêmeo, localizados atrás da orelha, que pode ser confundida com dor na arcada dentária. Ela é mais freqüente nas pessoas idosas entre os 50 e 70 anos, predominando no sexo feminino.

“A nevralgia do Trigêmeo é uma dor unilateral, paroxística, intensa, insuportável e lancinante”, descreveu Dantas. Segundo ele, é uma dor de curta duração, que os pacientes descrevem como “choque elétrico”.

O neurocirurgião explicou que a dor pode ser desencadeada na escovação dos dentes, na abertura da boca, na mastigação ou mesmo na fala. “É uma dor que não mata, mas judia do paciente”, explicou.

Segundo o neurocirurgião, o tratamento pode ser clínico com doses de Carbamazedina ou cirúrgico.

FEMODONTO

Continuando a programação da Semana do Dentista, nesta quarta-feira, dia 25, a partir das 19h30min, tem o Festival de Música da Odontologia, a 5O. FEMODONTO, no Teatro de Cultura Popular, na Fundação José Augusto, rua Jundiaí, 641, bairro Tirol. Numa promoção do SOERN (Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte), o FEMODONTO é um espaço para a divulgação dos talentos da área odontológica.

A programação terá a Banda Anos 60, com Reinaldo Azevedo, cirurgião-dentista, e Eleonora Cunha, a Nonora, cirurgia-dentista, e banda, que vai cantar Chico Buarque. O FEMODONTO terá ainda a participação especial de Diogo Guanabara e Macaxeera Jazz, além de homenagem especial a Pedrinho Mendes. A produção do evento é de Zé Dias.

Na quinta-feira, 25 de outubro, Dia do Dentista, haverá na praça Cívica Pedro Velho (Praça Cívica), no bairro de Petrópolis, a Ação Comunitária de Saúde Bucal. Os departamentos de Odontologia das Universidades Federal e Potiguar, as cooperativas Unidental e Uniodonto, com apoio do Exército, vão realizar ações de orientação sobre os cuidados que a população deve ter para uma boa saúde bucal. Vão ser distribuídos folders e folhetos sobre saúde bucal e prevenção do câncer de boca.

Na sexta-feira, a ABO-RN promove no La Mouette Recepções a Festa do Dentista, com as bandas Amistad e Efeito Sanfona.

No domingo, a partir das 8 horas, o CRO-RN realiza a 7O. Caminhada do Dentista, com o café da manhã no Parque das Dunas. As camisetas para a caminhada já estão disponíveis na sede do CRO-RN, mediante doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, exceto sal.

Ainda no domingo, a partir das 11 horas, tem o Churrasco do Dentista, promovido pelo CRO-RN, com apoio do empreendimento Lagoa do Mato. O local é no próprio empreendimento, na BR-304, Macaíba, início da Reta Tabajara. As senhas são grátis e podem ser retiradas na sede do CRO-RN, até a sexta-feira, às 16 horas. Venha pegar as senhas e leve a família.