Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

EROS?O ?CIDA E EST?TICA BUCAL

EROS?O ?CIDA E EST?TICA BUCAL
As cáries e as doenças periodontais têm sido controladas na maior parte da população. Atualmente, as extrações dentárias são bastante reduzidas em nossos consultórios, graças aos cuidados e medidas na educação e prevenção em saúde bucal. Uma boa higiene bucal é um dos fatores que contribuem para uma maior longevidade da dentição natural e para a qualidade de vidas das pessoas. A nova preocupação da Odontologia é a erosão dental que está fortemente ligada ao consumo de bebidas e alimentos ácidos. Estes desmineralizam a superfície do dente, tornando-o mais susceptível à abrasão. Os elementos dentários perdem minerais, resultando na hipersensibilidade, perda da forma e da cor, bordas quebradiças e aparência amarelada. Boa parte da população permanece alheia às conseqüências do desgaste dental e desconhece as medidas que pode ser tomadas para proteger deste processo aparentemente inofensivo.
No FDI World Dental Federation Congress de 2005, especialistas de diversos países revisaram a etiologia, fisiopatologia, prevalência e controle do desgaste dental à frente de um público recorde de cerca de mil dentistas. Houve concordância que a erosão ácida está se convertendo em um problema significativo. Dentes saudáveis e não restaurados estão expostos por muito tempo aos processos de desgaste de cada dia. As dietas modernas incluem normalmente alimentos ácidos (sucos, frutas, refrigerantes, vinhos e outras bebidas carbonatadas), têm um pH baixo (o pH neutro é 7.0), com efeito nocivo para o esmalte e a dentina. Normalmente a erosão dental é diagnosticada nos estágios mais avançados, quando uma restauração deve ser realizada.
Os principais sintomas e sinais são: sensibilidade ao se consumir alimentos e bebidas geladas, quentes ou doces, transparência dentária, amarelamento das suas superfícies, fissuras nas bordas dos elementos dentários, perda da anatomia.
Devemos recomendar aos pacientes:
- Reduzir o consumo de bebidas gaseificadas;
- Deixar de reter alimentos e bebidas ácidas na cavidade bucal;
- Mascar gomas ou chupar pastilhas sem açúcar para estimular a salivação e proteger o esmalte após uma refeição ácida;
- Esperar pelo menos uma hora, após o consumo de bebidas ou alimentos ácidos, até escovar os dentes;
- Escovar os dentes com uma escova suave, utilizando um dentrifício pouco abrasivo, com pouca acidez e boa quantidade de flúor.
É necessária a atenção para a erosão a fim de que a abrasão e o desgaste dental não interfiram na saúde e na estética bucal.
Lenilson Carvalho
Cirurgião-Dentista e Escritor

Outras Notícias